12 de maio de 2025

INSS cogita usar agências dos Correios para atender afetados por fraudes

9688_E4B6DEE42F3EDC88-23.jpg

O governo federalista está avaliando a possibilidade de utilizar a estrutura das agências dos Correios para oferecer atendimento presencial a aposentados e pensionistas do Instituto Pátrio do Seguro Social (INSS) que foram vítimas de descontos indevidos em seus benefícios.

A medida em estudo visa prometer um conduto presencial para que esses cidadãos possam solicitar o ressarcimento dos valores subtraídos de maneira irregular das folhas de pagamento do instituto.

O governo também está buscando formas de ampliar a estrutura das agências do próprio INSS para atender o grande temporário de pessoas de devem buscar atendimento no processo de ressarcimento.

A definição do formato definitivo da operação deve ser tomada ao longo da semana, durante reuniões que contarão com a participação de representantes do INSS, dos Correios, do Palácio do Planalto e do Ministério da Previdência Social.

Na próxima terça-feira (13), os beneficiários do INSS poderão consultar se houve qualquer tipo de desconto em seus benefícios, seja ele autorizado ou não. Já na quarta-feira (14), os aposentados e pensionistas terão a possibilidade de requerer a restituição dos valores por meio do aplicativo Meu INSS.

No entanto, o governo demonstra preocupação com a parcela da população que enfrenta dificuldades para acessar a internet ou não possui privança com o uso de aplicativos. Porquê selecção, o INSS orienta que os segurados entrem em contato com a Mediano de Atendimento 135.

O INSS já conta com a parceria com os Correios para a realização de outros serviços. O atendimento nas agências poderá ser expandido para atender a essa novidade demanda emergencial de ressarcimento.

Em 2024, o Ministério da Previdência, o INSS e os Correios ampliaram uma cooperação que permite aos segurados solicitar o favor por incapacidade temporária por meio do sistema Atestmed em aproximadamente 2,6 milénio agências próprias dos Correios espalhadas pelo país.

Essa estrutura já existente poderá ser fundamental para ampliar e descentralizar o atendimento do INSS, principalmente em localidades mais distantes e carentes, onde o aproximação à internet ou aos serviços do governo é mais restringido.

Leste teor foi originalmente publicado em INSS cogita usar agências dos Correios para atender afetados por fraudes no site CNN Brasil.

Crédito de Conteúdo