Como as primeiras páginas ao redor do mundo cobriam a seleção do Papa Leo XIV

Os jornais de todo o mundo cobriram na sexta -feira a eleição de um novo papa, Robert Francis Prevost, que tomou o nome de Leo XIV, com grandes fotos, toca em palavras e acena para suas nacionalidades.
O Papa Leo Xiv, nascido em Chicago, fez história como o primeiro papa norte -americano, e muitos tablóides e folhas de largura jogaram seu passado como americano.
Muitos jornais usaram a frase latina “Habemus Papam”, que significa “temos um papa”. Para os jornais ingleses, foi uma aparição rara de uma frase estrangeira em uma manchete.
O cardeal Dominique Mamberti, da França, usou essa frase, levando aplausos, depois que ele emergiu na varanda papal da Basílica de São Pedro para apresentar o novo papa.
Oriminamente, os jornais correram com imagens de Leo XIV enquanto ele cumprimentava o mundo como papa pela primeira vez, acenando para multidões da varanda papal.
L’OSSERVATORE ROMONO, o jornal do Vaticano, que está em italiano, teve uma página inteira com uma manchete em latim que se traduziu em: “Temos um papa. Robert Francis Prevost, que se deu o nome Leo Xiv”.
Muitos pontos de venda estrangeiros destacaram as raízes americanas do Papa Leo Xiv.
O Irish Daily Mirror liderou com “Let Us Oring” e Le Temps, um jornal suíço em língua francesa, foi com “Habemus Papam”.
O Sol, um tablóide britânico, declarou “Deus abençoe americano”.
Os jornais em Chicago destacaram o papa, que cresceu em Dolton, Illinois, um subúrbio de Chicago, como um herói de cidade natal.
O Chicago Tribune reivindicou o Papa Leo XIV para a cidade, escrevendo “Pope de Chicago”.
A primeira página do Chicago Sun-Times dizia “Da Pope!” Em uma alusão atrevida ao Chicago Bears, o time de futebol apelidado de fãs como “Da Bears”.
O inquérito da Filadélfiaque carregava a manchete “Um papa americano”, foi rápido em notar em um subtítulo que o Papa Leo XIV é um ex -aluno da Universidade de Villanova, a escola católica com sede em um subúrbio da Filadélfia.
Enquanto Corriere Della Sera, de Milão, disse “Il Papa Americano”, o Correo do Peru proclamou “ONU Papa Peruano”.
Embora o Papa Leo XIV não tenha nascimento peruano, alguns no país têm reivindicou -o como um deles. Ele viveu no Peru como missionário por muitos anos, antes de servir como bispo da diocese de Chiclayo, uma cidade no norte do Peru, de 2015 a 2023.
El Mercurio, um jornal chileno, comprometido em sua manchete, chamando o Papa Leo Xiv, tanto peruanos quanto americanos. (Ele é um cidadão duplo.)
Alguns jornais decidiram liderar com o nome papal do papa, em vez de sua formação ou nacionalidade.
Muitos pontos de venda, de Diário de Notícias em Portugal e Libération, na França, tiveram manchetes que diziam “Leo”. Esses pontos de venda optaram por publicar uma postura mais piedosa, imaginando o papa Leo XIV com as mãos apertadas em oração.
Outros citaram a primeira mensagem do Papa Leo Xiv como líder da Igreja Católica: “’Paz esteja com você'”. Leia A manchete da Crônica de São Francisco.