12 de maio de 2025

O papa Leo Xiv seguiu a liderança de Francis sobre o papel das mulheres na liderança da igreja

09pope-blog-leo-women1-ljgk-facebookJumbo.jpg


Em 2023, o cardeal Robert Francis Prevost foi um delegado a uma assembléia global de bispos, convocada pelo Papa Francisco, quando a discussão se voltou para se as mulheres poderiam servir como diáconos.

O cardeal não apoiou. “As mulheres cleramalizando”, disse ele, não “necessariamente” resolveriam problemas na igreja – e talvez pudessem criar novos.

“Não é tão simples dizer que ‘você sabe, nesta fase, mudaremos a tradição da igreja depois de 2.000 anos em qualquer um desses pontos'”, disse ele, segundo a agência de notícias católica.

Agora, como o Papa Leo XIV, ele certamente enfrentará mais perguntas sobre o papel das mulheres na igreja. Em seus anos como administrador do Vaticano e como bispo na América Latina, ele parece ter seguido a liderança de Francis, que expandiu seu papel, mas apenas até certo ponto.

No Vaticano, o cardeal Prevost administrou o escritório que vete, seleciona e supervisiona os bispos. Ele endossou os esforços de Francis para dar às mulheres novas funções de liderança, inclusive no escritório que o cardeal liderou.

O envolvimento das mulheres fez “uma diferença notável, se você quiser, acho que uma adição muito boa”, disse o cardeal Prevost ao Serviço de Notícias Católicas em 2023.

Aqueles que conheciam Leo quando ele era bispo em Chiclayo, Peru, dizem que também apoiou papéis de liderança para mulheres leigas em organizações sociais.

Antes de o bispo Prevost chegar a Chiclayo, a diocese havia sido levada por quase meio século por bispos mais conservadores da organização católica romana Opus Dei. Um padre local, o Rev. Pedro Vásquez, disse por telefone que o bispo Prevost ajudou a provocar mudanças, lentamente, para meninas e mulheres.

Yolanda Díaz, professora da diocese de Chiclayo que ajudou a liderar um grupo que ajudou migrantes e vítimas de tráfico, também disse que o bispo Prevost havia expandido o papel das mulheres.

“Pouco a pouco a igreja nos permitiu algum envolvimento”, disse ela por telefone. “Há um grupo de mulheres liderando o trabalho pastoral social aqui”.

Elisabetta Povoledo Relatórios contribuídos.