12 de maio de 2025

Putin pretende projetar o poder de desfile militar marcando a vitória sobre a Alemanha nazista

09int-russia-victory-day-lgtb-facebookJumbo.jpg


O presidente Vladimir V. Putin, da Rússia, na sexta -feira estava comemorando a vitória de seu país há 80 anos contra a Alemanha nazista, presidindo um enorme desfile militar em Moscou, acompanhado pelo principal líder da China, Xi Jinping.

O evento significava o objetivo do Sr. Putin de se projetar como um líder de um Aliança emergente de estados anti-ocidentais e não alinhados Com o Sr. Xi, que estava sentado ao lado dele em uma bancada com vista para a praça vermelha.

Mais de 20 outros dignitários internacionais também estavam participando, incluindo o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, do Brasil, o primeiro -ministro Robert Fico, da Eslováquia, e o presidente Aleksandar Vucic, da Sérvia. Alguns viram o grande número de líderes estrangeiros como um sinal da influência global da Rússia, apesar dos esforços ocidentais para isolar o Sr. Putin após a invasão em grande escala de Moscou na Ucrânia em 2022.

Mas depois de três anos de guerra, a exibição de militar não refletiu Recorde da Rússia no campo de batalha. As forças armadas do país não alcançaram uma vitória decisiva e só obteve ganhos incrementais na Ucrânia nos últimos meses. A economia também está desacelerando devido à queda nos preços do petróleo e às taxas de juros que foram mantidas altas à medida que o país tenta domar a inflação.

Nos últimos três anos, Putin tentou usar o triunfo soviético sobre a Alemanha nazista para legitimar sua invasão da Ucrânia. Mas um momento que tem sido historicamente o maior evento secular do país e serviu para unir as muitas facções do país se transformou em outro ponto de divisão.