Haddad reúne-se com secretário do Tesouro de Trump em meio a tarifas

Em meio à guerra tarifária promovida pelo governo de Donald Trump, o ministro da Herdade, Fernando Haddad, reuniu-se, neste domingo (4), com o secretário do Tesouro dos Estados Unidos, Scott Bessent. O encontro ocorreu em Los Angeles, para onde o ministro viajou nesta semana para buscar investimentos em data centers (meio de dados) no Brasil.
Esse foi o primeiro encontro presencial entre as duas autoridades desde a posse de Donald Trump, em 20 de janeiro. Nos Estados Unidos, o secretário do Tesouro tem função equivalente a do ministro da Herdade no Brasil.
Inicialmente, a reunião não estava prevista na agenda solene de Haddad porque o ministro unicamente passará pela Califórnia, antes de ir para o México, na noite de terça-feira (6). No entanto, na última quarta-feira (30), o ministro da Herdade anunciou a possibilidade de uma reunião com o secretário do Tesouro norte-americano.

“Recebi um retorno de que ele [Scott Bessent] tem interesse em iniciar o diálogo com o Brasil”, disse o ministro na manhã de quarta-feira. Na ocasião, porém, Haddad afirmou que a reunião provavelmente seria virtual e ocorreria depois seu volta ao Brasil.
Leia mais: “Liberation Day”: O que é e porquê afeta o Brasil? Saiba tudo sobre as tarifas de Trump
Na quarta-feira, Haddad afirmou que a sobretaxa de 10% do governo norte-americano aos produtos brasileiros e as tarifas de 25% sobre o aço e o alumínio, que entraram em vigor em março, deveriam ser discutidas. No entanto, o ministro da Herdade ressaltou que as negociações comerciais estão sendo conduzidas pelo ministro do Desenvolvimento, Indústria, Negócio e Serviços e vice-presidente, Geraldo Alckmin.
Continua depois da publicidade
“Podemos até falar, mas aí quem conduz a negociação de tarifa nesse momento é o vice-presidente [Geraldo Alckmin]. A parte comercial está sendo conduzida pelo Mdic [Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio]. Mas temos muitos assuntos a tratar com o secretário do Tesouro, da agenda da Fazenda”, declarou Haddad.
Agenda de Haddad
Haddad chegou no sábado a Los Angeles para apresentar o novo projecto do governo brasílio para investimento em meio de dados e de lucidez sintético. O ministro pretende ressaltar a liderança do Brasil em energias renováveis e explicar a proposta de desoneração de investimentos em bens de capital ligados a bens de tecnologia da informação, projeto que ainda será enviado ao Congresso Vernáculo.
Na noite deste domingo, Haddad terá um jantar com investidores internacionais, oferecido pelo Instituto Milken, instituto da Califórnia que promove fóruns políticos e econômicos. Na segunda-feira (5), o ministro participa de dois painéis na conferência anual organizada pelo instituto.
Continua depois da publicidade
Em Los Angeles, o ministro da Herdade se reunirá com a diretora-financeira (CFO) do Google, Ruth Porat. No mesmo dia, o ministro viajará para San José, próximo a São Francisco, onde se reunirá com o presidente-executivo da Nvdia, Jensen Huang.
Na terça-feira (6), Haddad participará de um moca da manhã com empresários e investidores brasileiros e estrangeiros, organizado pela Câmara Americana de Negócio para o Brasil (Amcham Brasil). Em seguida, terá reunião bilateral com executivos da Amazon.
Na terça à noite, o ministro da Herdade embarca para o México. A viagem se encerra na quarta-feira (7), com um moca da manhã com brasileiros que trabalham em empresas mexicanas ou em multinacionais brasileiras no México. Na mesma manhã, Haddad terá uma reunião com Edgar Zamorra, secretário do Tesouro e Crédito Público mexicano. Segundo o Ministério da Herdade, a viagem ao México concentra-se no aprofundamento das relações bilaterais.