12 de maio de 2025

Mísseis Houthi atingem o aeroporto de Tel Aviv em Tel


Um míssil lançado no Iêmen no domingo atingiu Israel central perto do terminal principal do Aeroporto Internacional, perto de Tel Aviv. A greve resultou em uma suspensão temporária de voos, mas nenhum relato de mortes.

Os militares israelenses disseram que vários esforços foram feitos para interceptar o míssil e que um impacto foi identificado na área do aeroporto de Ben-Gurion. Os militares acrescentaram que o episódio estava em revisão.

O Serviço de Ambulância de Emergência de Israel disse que estava tratando duas pessoas que foram feridas pela explosão e uma terceira pessoa que foi ferida enquanto concorreu a abrigo.

Vídeos e imagens postados nas mídias sociais mostraram uma grande pluma de fumaça escura subindo de uma área aberta perto do Terminal 3, o principal terminal internacional de vôo, enquanto as sirenes choravam e as pessoas corriam para a cobertura.

Uma estrada perto do aeroporto parecia estar coberta de sujeira e estilhaços.

Em comunicado pouco antes do ataque com mísseis, a Autoridade do Aeroporto de Israel disse que 422 vôos internacionais estavam programados para chegar ou partir no domingo. Após a greve, a autoridade do aeroporto disse que os vôos foram suspensos de acordo com o protocolo, mas que o aeroporto deveria começar a funcionar novamente em breve.

A milícia houthis apoiada pelo Irã, que tem disparado mísseis em Israel em solidariedade com o Hamas em Gaza, retomou seus lançamentos depois que Israel encerrou um cessar-fogo em sua guerra lá em meados de março. Os militares israelenses conseguiram interceptar a maioria dos mísseis, embora os fragmentos de mísseis tenham caído frequentemente em Israel.

Myra NoveckAssim, Adam Rasgon e Gabby Sobelman Relatórios contribuídos.