Israel se mexe para extinguir os incêndios nos arredores de Jerusalém
Os bombeiros haviam trazido incêndios nos arredores de Jerusalém sob controle na quinta -feira depois de lutar contra os Blazes pelo segundo dia consecutivo, de acordo com o serviço de incêndio e resgate de Israel.
As autoridades reabriram a estrada principal entre Tel Aviv e Jerusalém e permitiram que os evacuados retornassem às suas casas em Israel e na Cisjordânia ocupada por Israel.
“O controle foi declarado sobre o grande incêndio”, disse o serviço de incêndio e resgate em comunicado na noite de quinta -feira.
No início da quinta -feira, com a previsão de ventos a serem atendidos, os bombeiros correram para extinguir os incêndios, disse Tal Volvovitch, porta -voz do serviço de incêndio e resgate.
A causa exata dos incêndios não era clara, mas o primeiro -ministro Benjamin Netanyahu, de Israel, disse que 18 pessoas foram detidas por suspeita de incêndio criminoso, incluindo um que ele disse ter sido pego em flagrante. Mas Aryeh Doron, porta -voz da polícia israelense, disse que apenas três pessoas foram presas por suspeita de incêndio criminoso.
Na quarta -feira, Netanyahu disse que fortes ventos, secura e áreas abertas com arbustos criaram uma “combinação mortal” que alimentava os incêndios. Na quinta-feira, a polícia israelense prendeu um homem de 19 anos de um bairro palestino em Jerusalém Oriental depois que eles disseram que ele escreveu nas mídias sociais em apoio aos incêndios florestais.
Os aviões de combate a incêndios da Croácia, Itália e Chipre estavam programados para chegar na tarde de quinta -feira para ajudar o esforço israelense, disse Volovitch.
A autoridade palestina, que administra partes da Cisjordânia ocupada por Israel, também se ofereceu para ajudar, de acordo com Hussein al-Sheikh, um alto funcionário palestino. Mas a Sra. VoLovitch sugeriu que eles não se juntariam aos esforços de combate a incêndios.
Em 2021, os bombeiros palestinos se juntaram aos esforços israelenses para lidar com um incêndio semelhante perto de Jerusalém. O atual governo israelense criticou frequentemente a autoridade palestina, apesar de cooperar de perto a segurança na Cisjordânia.
O Serviço de Incêndio e Resgate de Israel emitiu uma ordem que proíbe a iluminação de incêndios em espaços abertos até 7 de maio, mas disse que os israelenses podem manter churrascos em áreas designadas. Muitos israelenses se reúnem anualmente a parques e praias para realizar churrascos no Dia da Independência, um feriado para comemorar a fundação do país.
Rawan Sheikh Ahmad e Aaron Boxerman contribuiu com relatórios para este artigo.