13 de maio de 2025

Quem é Kielce Gussie, o americano que fez a primeira leitura no funeral do papa Francisco?


A honra de entregar a primeira leitura na missa fúnebre do papa Francisco no sábado caiu para Kielce Gussie, um americano que trabalha como repórter do Vaticano News.

Foi, ela disse nas mídias sociais, “uma ótima maneira de dizer adeus” ao pontífice.

Em uma voz forte e ressonante diante dos muitos milhares de enlutados que se reuniram na Praça de São Pedro, na cidade do Vaticano, Gussie leu dos Atos dos Apóstolos 10: 34-43, um verso da Bíblia que Francis escolheu para o serviço E isso tem um grande significado para os católicos.

Gussie, 28 anos, cresceu na Flórida e se formou na Mount St. Mary’s University, em Maryland, com um diploma em teologia, de acordo com Seu perfil do LinkedIn. Ela começou a trabalhar em Roma em 2019, de acordo com seu perfil, e em outubro passado ingressou no Vatican News – uma agência de notícias que Francis criou para reforçar a cobertura da Igreja e o Vaticano.

“Estou muito feliz por estar aqui porque é uma ótima maneira de dizer adeus ao Papa Francisco”, Sra. Gussie disse nas mídias sociais fora da Basílica de São Pedro no sábado de manhã antes da missa. Ela acrescentou que sua última lembrança de Francis era de seu aniversário. “Ele me deu um pouco de bênção”, disse ela. “É realmente uma maneira especial de passar meu aniversário.”

Ela disse que tinha sido difícil ver Francis crescer frágil em seus últimos dias: “Mas ele deu tudo até o fim”.