13 de maio de 2025

A explosão maciça do porto do Irã mata 5 e machuca centenas


Uma explosão maciça em um porto no sul do Irã no sábado matou pelo menos cinco pessoas e ferido Mais de 700de acordo com a mídia estatal.

A causa exata da explosão no porto de Shahid Rajaee, na cidade de Bandar Abbas, não estava imediatamente claro, mas as autoridades iranianas não sugeriram que foi sabotagem ou um ataque deliberado.

A Agência de Notícias da República Islâmica do Estado citou um funcionário dizendo que a explosão provavelmente foi desencadeada por contêineres de produtos químicos que pegaram fogo. Ele enviou imensas nuvens de fumaça negra, de acordo com imagens da cena distribuída por uma emissora iraniana e vídeo das mídias sociais que foram verificadas pelo New York Times.

Masoud Pezeshkian, presidente iraniano, disse que o ministro do Interior do país estava indo para a região para supervisionar uma investigação sobre a explosão. Ele expressou “profunda tristeza e simpatia” pelo preço mortal da explosão.

Bandar Abbas está estrategicamente localizado ao longo do Estreito de Hormuz, onde o Golfo Pérsico encontra o Golfo de Omã – uma pista de transporte movimentada para o petróleo e gás natural do mundo.

Em 2020, Israel lançou um ataque cibernético Isso dificultou as operações no porto de Shahid Rajaee como parte de seu Guerra das sombras de longa duração com o Irã. As autoridades israelenses não responderam imediatamente a um pedido de comentário sobre a explosão de sábado.

Mas em uma aparente tentativa de rejeitar rumores de envolvimento israelense, o escritório do procurador -geral iraniano emitiu um declaração denunciando “ativistas on -line” que espalharam rumores que prejudicaram a “segurança psicológica da sociedade”.

A explosão ocorreu na época em que as autoridades americanas e iranianas começaram a se reunir em Omã no sábado para uma terceira rodada de palestras sobre o programa nuclear do Irã.

Na semana passada, o New York Times relatado que Israel planejava atacar locais nucleares iranianos assim que no próximo mês, mas foi acenou por Trump, que queria negociar um acordo com Teerã. Mas Trump também prometeu impedir que o Irã obtenha uma arma nuclear, inclusive por ação militar, se necessário.