Retiro dos Artistas: entenda o que é o refúgio das estrelas aposentadas

Um refúgio para os artistas idosos que precisam de auxílio foi criado há 106 anos no Rio de Janeiro: o Retiro dos Artistas. Fundado em 1918, o lugar oferece moradia e auxílio a atores, dançarinos, figurinistas, maquiadores, músicos produtores, entre outros, e depende totalmente de doações e trabalho voluntário.
Entre os moradores atuais, estão a atriz e ex-vedete Iris Bruzzi, 90, (“Belíssima”), a cantora Flora Purim, 83, e os atores Rui Resende, 87, (“Roque Santeiro”), Jaime Leibovitch, 77, (“Alma Gêmea”) e Silvio Pozzato, 67, (“Pantanal”). Recentemente, o ator Marcos Oliveira, 68, (o Beiçola de “A Grande Família”), se emocionou ao ser recebido em uma morada na organização.
De combinação com o site do Retiro dos Artistas, o lugar já atendeu mais de seis milénio pessoas. O terreno tem 15 milénio metros quadrados em mais de 50 casas construídas, contando com uma estrutura com refeitório, teatro, cinema, livraria, piscina e salão de formosura.
Os artistas que se mudam para o lugar têm recta a projecto de saúde, atendimento médico, psicológico e uma equipe de enfermagem diariamente. Entre as atividades que podem exercitar enquanto moram lá estão fazer yoga, ler, nadar, ver filmes, praticar teatro e outras.
Diversas personalidades do mundo da arte se mobilizam para ajudar o Retiro dos Artistas, uma vez que Marieta Severo, que frequentemente mostra em suas redes sociais as doações que faz para a construção de novas casas e melhorias nos espaços; o diretor de televisão Boni, que doou o lucro de seu livro “O Lado B de Boni” para a instituição; e Rafael Portugal, que já abriu sessões especiais de espetáculos para recepcionar doações para os moradores.