Goiaba: fruta tropical tem 4 vezes mais vita…
Nativa de climas tropicais das Américas, a goiaba é uma fruta tipicamente brasileira. Além de muito apreciada pelo seu sabor e consagrada no mundo dos gibis uma vez que claro dos furtos do Chico Bento na propriedade do vizinho Nhô Lau, ela é uma óptimo aliada do sistema imunológico graças à enorme quantidade de vitaminas.
A estrela, cá, é a vitamina C. Se você associa esse nutriente à laranja, saiba que no fruto da goiabeira ele está muito mais presente: são mais de 200 miligramas a cada 100 gramas de goiaba, contra exclusivamente em torno de 50 para a mesma quantidade de laranja.
E não para por aí. Conheça outras vantagens de juntar goiaba à rotina.
+Leia também: Além da laranja: 10 alimentos ricos em vitamina C
Benefícios da goiaba
Além de fortalecer o sistema imunológico (e prevenir, em situações extremas, encrencas uma vez que o escorbuto), a vitamina C presente na goiaba tem ação antioxidante, reduzindo o risco de desenvolver doenças associadas ao envelhecimento e protegendo a saúde da pele.
A goiaba também é rica em vitamina A (boa para a saúde dos olhos) e vitamina B1, a tiamina (que ajuda no metabolismo dos carboidratos, gerando a robustez que o corpo precisa para funcionar).
Porquê ocorre com outras frutas, a goiaba também é uma ótima natividade de fibras, importantes para o bom funcionamento do tripa, o que previne casos de constipação. As fibras também contribuem para a regulação dos níveis da pressão arterial e de colesterol.
O fruto ainda é coligado em dietas focadas na perda de peso, já que é uma opção gulosice com poucas calorias. Murado de 50 a 55 em cada 100 gramas do resultado.
Porquê inserir a goiaba no dia a dia
A melhor maneira de aproveitar o sumo dos benefícios da goiaba é consumir o fruto in natureza. Também é verosímil utilizá-la na preparação de sucos naturais, mas, neste caso, há uma perda das fibras.
A goiaba também é muito apreciada na preparação de doces e sorvetes. No entanto, é preciso lembrar que esses produtos acabam adicionando açúcares e gorduras que podem ultimar “anulando” os benefícios que muita gente procura no fruto em sua versão procedente.
Compartilhe essa material via: