Impacto do homem na natureza: um exemplo pos…

As intervenções constantes da humanidade no solo estão abalando significativamente a saúde da flora do planeta. É o que revela uma grande pesquisa publicada na Nature, com a participação de brasileiros.
Os cientistas avaliaram não as plantas presentes no local, mas sim as que deveriam estar ali e não estão, um conceito chamado de diversidade oculta.
Na área estudada no Brasil, somente 40% da diversidade vegetal está intacta. “E falamos de uma região de Cerrado, no interior paulista, um bioma importante para os rios e considerado a ‘caixa-d’água’ do país”, comenta a ecóloga Alessandra Fidelis, da Universidade Estadual Paulista (Unesp), que participou do trabalho.
O impacto se dá, principalmente, pelo uso da terra para a agropecuária ou pela expansão de áreas urbanas.
Por outro lado, há ações que visam minimizar nossa participação nos ambientes de natueza preservada. Abaixo, conheça uma delas:
Iniciativa visa preservar morcegos
Injustamente impopulares, os morcegos são muito importantes para o ecossistema e estão correndo riscos sérios devido às mudanças climáticas. Pois um projeto brasileiro, coordenado pelo Centro Nacional de Pesquisa e Conservação de Cavernas, pretende instalar “portões para morcegos” em grutas.
A ideia é que eles limitem a entrada de humanos em um dos principais habitats desses mamíferos. Preservá-los, aliás, traz benefícios consideráveis à agricultura, pois eles se alimentam de insetos que estragam as lavouras, e ao equilíbrio do planeta em geral.
Vale lembrar que o aquecimento global e a degradação da natureza provocam alterações na vida destes animais que favorecem a emergência de novos vírus. Morcegos são reservatórios naturais de centenas deles, muitos desconhecidos. O próprio coronavírus pode ter escapado graças a desequilíbrios ambienteais que os afetam.
+Leia também: Novo coronavírus: entenda a descoberta feita na China
Acesse as notícias através de nosso app
Com o aplicativo de VEJA SAÚDE, disponível para iOS e Android, você confere as edições impressas na íntegra, e ainda ganha acesso ao conteúdo dos apps de todos os títulos Abril, como Veja, Claudia e Superinteressante.
Compartilhe essa matéria via: