17 de junho de 2025

Aplicativo da Caixa falha e clientes perdem acesso ao próprio dinheiro

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Clientes da Caixa Econômica Federal relatam instabilidade no aplicativo Caixa Tem desde esse domingo (15/6), com transferências via Pix que não chegaram ao destinatário nem aparecem no extrato bancário. O problema persiste nesta segunda-feira (16/6), data de liberação do Bolsa Família.

Segundo os relatos, o valor é debitado do saldo, mas a transação não é concluída — e, mesmo após mais de 24 horas, não há estorno nem confirmação.

Conforme o site Downdetector, que monitora falhas em serviços digitais, houve um pico de 648 reclamações às 12h52 desse domingo. Nesta segunda, o número voltou a subir, com 222 relatos às 12h21.

Nas redes sociais, o tom de revolta é generalizado. “O app da Caixa é muito seguro, porque às vezes nem eu consigo tirar meu dinheiro de lá”, ironizou um internauta. “Além de sem dinheiro, eu não consigo nem entrar no aplicativo”, escreveu outro.

A falha levou alguns clientes até agências da Caixa. No entanto, muitos foram orientados a aguardar até o fim do dia, quando, segundo os funcionários, o sistema deveria se normalizar.

O episódio fomentou críticas à confiabilidade do aplicativo Caixa Tem, criado durante a pandemia e amplamente utilizado por beneficiários de programas sociais. No X (antigo Twitter), usuários questionam a transparência da instituição e a ausência de suporte efetivo durante a pane.

A Caixa informou que houve instabilidade nos aplicativos no domingo (15/6), mas que os serviços foram restabelecidos. O banco afirma que “eventuais pendências de transações serão regularizadas”, mas não informou quantos clientes foram afetados.





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