Brasil investiga 20 casos suspeitos

Segundo o Ministério da Agricultura e Pecuária, são investigados 20 casos suspeitos de gripe aviária no Brasil. Os dados foram atualizados na manhã deste domingo (25). A investigação é baseada na coleta de amostras, ainda sem resultado laboratorial conclusivo. A informação é atualizada diariamente pelo Serviço Veterinário Oficial no site do ministério.
De acordo com o órgão, já foram realizadas 4.006 investigações sobre suspeitas de Síndrome Respiratória e Nervosa das Aves, cujas doenças alvo são Influenza Aviária e Doença de Newcastle.
Até sexta-feira (23), mais de 40 países haviam suspendido a compra e importação de frango do Brasil, entre eles a China, principal parceiro econômico do país. Segundo as investigações do Ministério da Agricultura e Pecuária, a primeira identificação de gripe aviária ocorreu em uma granja comercial no município de Montenegro, no Rio Grande do Sul. No entanto, o órgão tem emitido alertas com frequência, afirmando que o consumo de aves e de ovos não apresenta risco para a saúde.
Estados com investigação em curso da Síndrome Respiratória e Nervosa das Aves:
- Rio Grande do Sul – 4
- Ceará – 3
- Santa Catarina – 3
- Pará – 2
- Mato Grosso do Sul – 2
- Minas Gerais – 2
- Tocantins – 1
- Bahia – 1
- Goiás – 1
Para acompanhar em tempo real as investigações do Ministério da Agricultura e Pecuária sobre os casos de gripe aviária, acesse o site do órgão.