23 de maio de 2025

Trajetória de dívida está totalmente insustentável, diz José Márcio Camargo

gerente-homem-verificando-financas-de-trabalho-e1737830017462.jpg


A situação fiscal do Brasil está caminhando para um cenário preocupante, segundo análise do economista José Márcio Camargo, economista-chefe da Genival Investimentos. Em entrevista ao WW desta quinta-feira (22), Camargo alertou que a trajetória da dívida pública brasileira é “totalmente insustentável” no médio prazo.

Segundo o especialista, as contas públicas estão em uma rota de deterioração que, embora não cause pânico imediato entre os agentes econômicos, apresenta sérios riscos para o futuro.

“A trajetória de dívida não vai parar, não existe menor condição da dívida parar de crescer no médio prazo, nem no curto prazo, isso significa que em algum momento a gente vai ter um problema complicado”, afirmou Camargo.

Sinais de alerta ignorados

O economista destacou eventos do final do ano passado como indicadores importantes da fragilidade econômica do país. “Aquele período de desvalorização cambial, aumento da taxa de juros, aumento da taxa de inflação, quer dizer, uma coisa realimentando a outra, realmente foi uma situação muito próxima do desequilíbrio”, explicou.

Apesar desses sinais de alerta, Camargo criticou a postura do governo, que aparentemente não levou em consideração esses indicadores. “O governo continua na mesma trajetória, continua insistindo na trajetória de aumentar gastos, aumentar programas de gastos fora do orçamento às vezes”, observou.

A pressão das despesas obrigatórias sobre os investimentos foi outro ponto ressaltado pelo economista. Essa dinâmica contribui para o cenário de insustentabilidade fiscal, limitando a capacidade do governo de realizar investimentos necessários para o crescimento econômico.

Camargo concluiu sua análise reiterando a gravidade da situação: “A trajetória da dívida certamente ela é insustentável no médio prazo”. Essa avaliação sugere que, sem mudanças significativas na política fiscal, o Brasil pode enfrentar sérias dificuldades econômicas nos próximos anos.

Os textos gerados por inteligência artificial na CNN Brasil são feitos com base nos cortes de vídeos dos jornais de sua programação. Todas as informações são apuradas e checadas por jornalistas. O texto final também passa pela revisão da equipe de jornalismo da CNN. Clique aqui para saber mais.



Crédito de Conteúdo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *