Cão da PM de SP faz história ao saltar de paraquedas em treinamento

O cachorro Coyote, da Polícia Militar de São Paulo, fez história ao se tornar o primeiro a saltar de paraquedas durante um treinamento de intervenção tática. A atividade ocorreu em abril, na cidade de Boituva, no interior de São Paulo.
O animal, um pastor-belga de 3 anos, pertence ao canil da corporação, localizado na zona norte da capital. Coyote atua em ocorrências de maior complexidade, ao lado do Grupo de Ações Táticas Especiais da PM (Gate).
O cachorro foi selecionado para o salto depois de participar de uma série de ocorrências e treinamentos semelhantes. Apesar de todo o equipamento, o animal se manteve tranquilo durante toda a atividade.
“Quando o Coyote chegou aqui no Canil era muito agressivo, desde filhote. Porém, ele foi treinado com os melhores adestradores da Polícia Militar, que pertencem ao 5º Batalhão de Policiamento de Choque, para que ele soubesse quando e onde usar toda aquela agressividade”, explicou a PM.
Após este treinamento, o cão está preparado para auxiliar em casos em que a melhor opção de interferência, em alguma ocorrência, seja o uso de aeronaves. Além disso, o cabo Diego Albuquerque, tutor do cachorro, afirmou que este tipo de treinamento é de extrema importância.
“Vamos supor que haja um indivíduo suspeito dentro de uma casa em uma cidade onde não há aeroporto ou campo de pouso. Uma equipe vai de viatura por terra e, a outra, pode saltar de paraquedas e chegar no local rapidamente”, exemplificou o cabo.
Atualmente no Brasil, a única autoridade que possui cães paraquedistas é o Exército. Sendo assim, quando Coyote conseguiu saltar sem nenhuma mudança de comportamento, se tornou um símbolo de coragem e profissionalismo.
Veja vídeo
Equipamentos
Segundo a polícia, apesar de os equipamentos usados pelo animal parecerem pesados e desconfortáveis, tudo foi cuidadosamente planejado para o cão, de forma a não comprometer seu deslocamento, respiração ou alimentação. Além disso, as viaturas são adaptadas para o transporte dos cães.

Tratamento com o cachorro
O canil da Polícia Militar conta com uma equipe de veterinária que cuida da saúde dos animais. O cachorros são constantemente pesados, examinados e seguem dietas próprias.
Os cachorros policiais cessam suas atividades a partir dos oito anos, ou caso apresentem problemas de saúde.
*Sob supervisão