5 verdades incômodas sobre a saúde dos cabelos que você precisa saber

De tempos em tempos, mitos e verdades sobre a saúde dos cabelos pipocam nas redes sociais. Embora algumas teorias tenham alguma consistência, outras não fazem o menor sentido e podem até enfraquecer a qualidade dos fios.
À CNN, o dermatologista Lucas Miranda, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia, compartilha cinco realidades incômodas e muitas vezes difíceis de serem aceitas, mas que, merecem um olhar atendo. Confira abaixo:
Queda de cabelo é natural
Segundo o dermatologista, perder de 50 a 100 fios de cabelo por dia é normal. “Nosso ciclo capilar envolve fases de crescimento, repouso e queda. No entanto, a perda excessiva pode indicar condições médicas ou estresse, necessitando avaliação especializada”, comenta.
Produtos milagrosos não existem
Embora muitos produtos aleguem promover crescimento rápido ou total recuperação capilar, a maioria tem eficácia limitada ou reduzida. “O tratamento adequado deve ser baseado em evidências e adaptado a cada caso individual. Apenas com a análise de um profissional dermatologista é que o paciente tem o diagnóstico e tratamento correto e individualizado”, garante Lucas.
Stress impacta a saúde capilar
Tensões crônicas podem levar a condições como a alopecia areata. O manejo do estresse e o cuidado com a saúde mental são fundamentais para manter cabelos saudáveis”, explica o profissional.
Danos térmicos e químicos são comuns
“O uso frequente de secadores, chapinhas e produtos químicos pode danificar a estrutura do cabelo, tornando-o quebradiço e sem brilho. Proteção e hidratação adequadas são essenciais para mitigar esses efeitos”, diz.
Alimentação influencia diretamente
Por fim, a nutrição desempenha um papel crucial na saúde capilar. “Deficiências de vitaminas e minerais, como ferro e biotina, podem afetar o crescimento e a força dos cabelos. Uma dieta equilibrada é fundamental para manter a saúde dos fios”, conclui.