Saúde visual: estudo mostra que pais não têm…

O mundo está ficando cada vez mais míope — e a dificuldade de enxergar a distância tem dado as caras mais cedo.
Mesmo com essa tendência em alta — a projeção é alcançar a marca de 1 bilhão de pessoas com o distúrbio visual nas próximas décadas —, os pais não estão por dentro de informações que podem influenciar o diagnóstico e o tratamento do problema.
É o que aponta um levantamento, realizado pela Ipsos a pedido da marca francesa de lentes Essilor, em seis países, incluindo o Brasil, sobre o grau de conhecimento dos responsáveis.
+ Leia também: Conheça os principais sintomas e possíveis causas da conjuntivite
Foram ouvidas cerca de mil pessoas por nação: quatro em cada dez entrevistados não conseguiam definir direito a miopia e mais da metade não tinha noção de que, quanto antes ela se inicia, mais rápido progride.
A maioria tampouco sabia que a exposição à luz natural é um fator protetor diante da condição, corrigida com óculos ou lentes de contato.
Os dados revelaram que 47% dos pais brasileiros não sabiam definir corretamente o que era o problema de visão. Enquanto isso, 53% dos cuidadores não faziam ideia de que, quanto antes a miopia surge, mais rápido avança.
+ Leia também: Hipermetropia: por que algumas pessoas não conseguem ver de perto?
Acesse as notícias através de nosso app
Com o aplicativo de VEJA SAÚDE, disponível para iOS e Android, você confere as edições impressas na íntegra, e ainda ganha acesso ao conteúdo dos apps de todos os títulos Abril, como Veja, Claudia e Superinteressante. Faça o download e fique em dia com o universo complexo e fascinante da saúde.
Aproveite para assinar nossa newsletter e receber gratuitamente conteúdos selecionados pela nossa equipe. Clique aqui para se inscrever.
Compartilhe essa matéria via: