17 de maio de 2025

Governo agiu da forma correta no caso da gripe aviária, diz Farsul

aves_saude_getty.jpg


O economista-chefe da Federação da Agricultura do Estado do Rio Grande do Sul (Farsul), Antônio da Luz, afirmou que o governo brasileiro agiu de maneira correta no caso da gripe aviária, que foi registrado, pela primeira vez, em uma granja comercial do Brasil.

Em entrevista à CNN, o economista da Farsul analisou os impactos econômicos da doença no país. Segundo ele, a reação foi positiva não apenas do governo federal, mas também da Secretaria da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação (Seapi) do Rio Grande do Sul e do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa).

“Nós somos muito bem equipados para momentos como esse”, destacou Luz, lembrando que o mundo convive com a gripe aviária desde 2006.

O economista ressaltou a seriedade e o respeito internacional do Brasil no setor avícola. “Nós somos o maior exportador de carne de frango do mundo. Só para termos uma ideia, o segundo e o terceiro maiores exportadores, que são os Estados Unidos e a União Europeia, somados, não atingem o tamanho da exportação brasileira”.

Transparência e rapidez na ação

Antônio da Luz também elogiou a transparência do governo ao lidar com a situação. “A primeira coisa é levantar a mão, dizer que tem o problema”. Ele acredita que, devido aos cuidados tanto no meio empresarial quanto na parte sanitária do Brasil, os mercados serão reabertos rapidamente.

O especialista ainda mencionou que o Brasil exporta cerca de 30% de sua produção de frango, ressaltando a importância do país no mercado global. Apesar do otimismo em relação à gestão da crise da gripe aviária, Luz lamentou que o Rio Grande do Sul enfrente mais um desafio, após uma série de problemas climáticos nos últimos anos.

Os textos gerados por inteligência artificial na CNN Brasil são feitos com base nos cortes de vídeos dos jornais de sua programação. Todas as informações são apuradas e checadas por jornalistas. O texto final também passa pela revisão da equipe de jornalismo da CNN. Clique aqui para saber mais.



Crédito de Conteúdo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *