Paolini se torna primeira italiana na final do Roma Open em 11 anos

Jasmine Paolini comemora classificação à final do Roma Open • Image Photo Agency/Getty Images
Jasmine Paolini se tornou a primeira italiana em mais de uma década a chegar à final do Roma Open, em seu país, ao derrotar a americana Peyton Stearns por 7-5 e 6-1 nesta quinta-feira (15).
Sara Errani, parceira de Paolini nas duplas, havia sido a última atleta da Itália a alcançar a decisão do torneio, quando perdeu para Serena Williams em 2014.
Paolini estava perdendo por 4 a 0 para Diana Shnaider nas quartas de final, e mais uma vez a número cinco do mundo teve um início lento no primeiro set, antes de se recuperar.
Qualquer esperança de um início rápido para Paolini foi frustrada quando Stearns abriu 3 a 0 em meio a aplausos discretos da torcida da casa, enquanto a italiana logo se viu perdendo por 4 a 1.
A americana parecia confortável e pronta para vencer o set de abertura antes de Paolini se recuperar e salvar set points para empatar em 5 a 5, erguendo o punho com um grito que fez a torcida vibrar novamente.
A virada foi completa quando Paolini, tendo vencido quatro games consecutivos, venceu o set de abertura após mais de uma hora de jogo.
O ímpeto estava firme com Paolini, que quebrou o saque de Stearns pela quinta vez e abriu 4 a 1 no segundo set, e a americana desanimada não teve resposta.
Stearns disparou uma forehand para fora no match point, enquanto a torcida explodia e Paolini levantava os braços em comemoração.
Paolini enfrentará Zheng Qinwen ou Coco Gauff na final de sábado (17).