MP abre inquérito para apurar o vazamento de corante em córrego de SP

O Ministério Público de São Paulo (MP-SP) instaurou, nesta quarta-feira (14), um inquérito para apurar o derramamento de corante na rua Álvaro de Oliveira Marcondes, em Jundiaí (SP).
O vazamento do corante aconteceu após um acidente de caminhão na última terça-feira (13). O produto escorreu da rua para o lago do Parque Botânico Tulipas. A coloração da água do córrego foi alterada e animais da região ficaram tingidos de azul.
A intenção do MP-SP é entender as circunstâncias da poluição ambiental. Para isso, solicitou à Polícia Militar o Boletim de Ocorrência do acidente com o caminhão que transportava a substância.
A Prefeitura de Jundiaí e a Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (CETESB) foram requisitadas pelo MP-SP a fornecerem o relatório de vistoria e dados sobre a vulnerabilidade do Córrego das Tulipas.
O inquérito também busca os responsáveis pelo dano ambiental e explicações sobre as características químicas do corante.
O prazo estabelecido para o envio das informações é de cinco dias. O inquérito foi aberto pela 9ª Promotoria de Justiça Cível de Jundiaí por determinação da promotora Maria Isabel El Maerrawi.
*Sob supervisão de Pedro Osorio