15 de maio de 2025

O super -iato bayesiano afundou após a rajada de vento ‘extrema’, diz o relatório

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O majestoso super iate bayesiano, que fundou no ano passado na Sicília, matando sete pessoas, provavelmente foi derrubado por uma intensa rajada de vento e afundou em poucos minutos, de acordo com uma investigação preliminar das autoridades marítimas britânicas.

Quando a tempestade se aproximou, um jovem ordeneio no relógio atrasou o capitão e, em vez disso, postou um vídeo do Squall em seu feed de mídia social, segundo a investigação.

O resultado foi uma catástrofe em movimento rápido-apenas alguns minutos, de quando o capitão foi despertado para o navio caindo-no qual a tempestade rasgou um toldo protetor na ponte, empurrou o enorme iate até o lado e enviou passageiros e membros da tripulação no escuro por sua vida, quando a água começou a cascata por cabines.

“As descobertas indicam que o vento extremo experimentado por bayesiano foi suficiente para derrubar o iate”, disse o capitão Andrew Moll, inspetor -chefe de acidentes marítimos do ramo de investigação de acidentes marítimos, uma agência britânica. “Depois que o iate saltou além de um ângulo de 70 graus, a situação era irrecuperável.”

O relatório observou que o recurso de assinatura do bayesiano, seu gigantesco mastro único, um dos mais altos do mundo, aumentou a vulnerabilidade do barco que se empolga em ventos fortes. O New York Times publicou descobertas semelhantes no ano passado em sua própria investigação do acidente e descobriram que o bayesiano era um outlier. Todos os outros barcos da mesma série, do mesmo fabricante italiano, tiveram dois mastros em vez de um.

A empresa alegou que, quando operada corretamente, o bayesiano era “inacessível”.

Especialistas externos que leram o relatório da agência do governo também apontaram para o mastro e disseram que a estabilidade geral do barco – de seu lastro à sua superestrutura – era questionável na melhor das hipóteses.

“Você tem esse mastro obscenamente alto, então o centro de gravidade do barco é muito alto”, disse Tad Roberts, um arquiteto naval canadense com décadas de experiência em projetar iates. “A realidade é que você configurou esse sistema para falhar.”

Vários passageiros que sobreviveram ao alojamento ficaram gravemente feridos antes de serem despejados no mar, segundo o relatório. Um casal escapou da cabine subindo em cima de um conjunto de gavetas para chegar à porta da cabine. Com o barco virado completamente de lado, essa porta agora era uma escotilha no teto. Quando o barco caiu, os membros da tripulação se debateram pelo mar e ajudaram a salvar os passageiros que poderiam alcançar.

Sete pessoas presas abaixo do convés morreram: Michael Lynch, um magnata da tecnologia britânica; sua filha adolescente, Hannah; quatro dos amigos do Sr. Lynch, incluindo um advogado de destaque e sua esposa; e o cozinheiro do veleiro.

O relatório, lançado à meia -noite de Londres na quinta -feiravem em meio a várias investigações simultâneas. Os promotores da Siciliana lançaram sua própria investigação e nomearam o capitão do iate e dois membros da tripulação como suspeitos.

As autoridades britânicas alertaram que uma imagem mais completa emergirá somente depois que o bayesiano for retirado de seu local de descanso em uma enseada a 160 pés de profundidade, perto do porto de Porticello, uma pequena comunidade de pesca na Sicília. Os investigadores querem inspecionar o casco, mas o processo de recuperação que começou este mês parou na semana passada depois que um dos mergulhadores morreu enquanto trabalhava debaixo d’água.

A descoberta básica do relatório é que a tempestade vasta atingindo o mastro super-devastada, que subiu 237 pés, e seu equipamento, foram suficientes para capmizar e afundar o navio em minutos. As forças eólicas eram poderosas o suficiente para derrubar o iate, embora as velas fossem enroladas na época, descobriram os investigadores.

Esses cálculos, com suposições técnicas ligeiramente diferentes, seguem de perto um estudo de Guillermo Gefaell, um engenheiro naval espanhol, e um de seus colegas, Juan Manuel López, que foi relatado pela primeira vez pelo Times.

“O mais importante é que esse navio não estava preparado para lidar com um vento de 60 nós ou mais”, disse Gefaell em entrevista na quarta -feira, referindo -se especificamente quando o vento atinge o barco do lado, as velas são enroladas e o Keel está subindo. “A tripulação não poderia ter feito nada. Eles fizeram muito, com as pessoas que salvaram.”

De acordo com a análise do clima no momento do acidente, os ventos provavelmente atingiram velocidades de pelo menos 64 nós, ou 74 milhas por hora, o suficiente para capsizar o barco. O relatório também dizia que “as águas tornáticas e as artesanato torná -las eram possíveis”.

O relatório de 10 páginas é escrito em linguagem técnica seca. Ainda assim, oferece uma sensação da destruição iminente.

O drama começou em junho passado, depois que Lynch foi absolvido em um julgamento criminal de alto risco, no qual ele foi acusado de inflar fraudulentamente o valor de sua empresa de software quando o vendeu a Hewlett-Packard por US $ 11 bilhões. Para comemorar sua vitória, ele organizou vários cruzeiros no bayesiano, um super iate azul e azul de 184 pés que puxou olhar para onde quer que fosse. O barco foi registrado no Reino Unido, uma das razões pelas quais as autoridades britânicas estão investigando.

Em 14 de agosto, de acordo com o relatório, o bayesiano partiu do porto de Milazzo na Sicília. Doze passageiros e 10 membros da tripulação estavam a bordo. O cruzeiro estava pronto para terminar na manhã de 19 de agosto.

Na última noite, a tripulação do bayesiano recebeu avisos de trovoadas e decidiu motorar em direção a Pórticello, que fica em uma enseada protegida. O capitão do bayesiano, James Cutfield, um experiente capitão da Nova Zelândia, disse a seus marinheiros para acordá -lo se os ventos aumentassem acima de 20 nós, ou 23 milhas por hora.

Às 3 da manhã de 19 de agosto, apenas algumas horas antes de Lynch e seus convidados deveriam descer do iate e voltar para casa, o convés no relógio viu Thunderclouds se aproximando, segundo o relatório. Às 3:55 da manhã, Matthew Griffiths, que tem 20 anos, gravou um vídeo da tempestade que se aproximava e o postou no Instagram. Ele observou que o vento aumentou para 30 nós – 10 a mais do que o limiar para acordar o capitão. Às 4 da manhã, ele acordou o capitão.

Isso começou uma intensa disputa entre a tripulação e os hóspedes. Segundo o relatório, o engenheiro -chefe preparou o barco para manobrar o vento, o que o tornaria mais estável. O capitão correu para a ponte da mosca, de onde ele podia dirigir. Angela Bacares, a esposa do Sr. Lynch e a dona do bayesiano, deixaram sua cabana e foram para a ponte para verificar se os táxis organizados para as 8 da manhã teriam que ser cancelados por causa do clima.

O vento aumentou repentinamente, disse o relatório, e antes que o capitão tivesse a chance de virar o barco na direção certa, ele “violou violentamente 90 graus”.

Nos próximos minutos, o super -iate afundou. Vários membros da tripulação estavam inicialmente presos debaixo d’água nos bolsos de ar, mas conseguiram se libertar e nadar do navio. Eles então arrancaram os passageiros do mar e os puxaram para uma balsa salva -vidas, onde ajudaram as feridas ao curativo. Os sobreviventes logo foram resgatados por outro iate na enseada, um rebocador antigo e convertido que resistiu à tempestade muito bem.

Um manual de operação a bordo do bayesiano, chamado “Livro de Estabilidade”, não continha dados críticos de que o barco era perigosamente propenso a se alojar se fosse atingido por ventos fortes enquanto ancorada. Nessa condição, a guarda do barco estava essencialmente abaixo, com sua quilha retrátil levantada e aberturas de motor de motor abertas, o que poderia deixar entrar a água com o barco de lado.

Os investigadores também descobriram que o chamado “ângulo de estabilidade de desaparecimento”-o ângulo no qual o barco não pode mais certo-era de 70,6 graus, muito menos do que para muitos veleiros que podem se inclinar em seus lados, a 90 graus ou mais e ainda se recuperarem.

Roberts disse que o design do bayesiano estava “infelizmente falta”.

O Italian Sea Group, uma empresa de construção de navios que comprou a Perini Navi, os fabricantes do bayesiano, se recusou a comentar. Um representante dos Lynches disse que a família também não estava comentando.

O relatório não mencionou a reivindicação do fabricante, repetida por semanas, que uma grande escotilha no lado esquerdo do casco havia sido inadequadamente deixada aberta pela tripulação, permitindo que a água entrasse e afundasse o navio. O relatório deixou claro que o navio afundou no lado direito e que a tripulação fechou uma série de escotilhas quando a tempestade atingiu.

A família de Recaldo Thomas, a cozinheira que morreu, conhecida como Rick, disse que ficou perturbada com as descobertas.

Eles disseram em comunicado previsto pelo advogado que o relatório descreveu uma série de falhas – “Falhas na Certificação de Projeto, Segurança e Seanseldade dos Bayesianos, bem como a administração por parte da tripulação”.

A família Thomas disse que “acredita firmemente que Rick morreu fazendo seu trabalho e que sua morte foi evitável”.

Elisabetta Povoledo Relatórios contribuídos de Roma