12 de maio de 2025

Pentacampeão cobra resposta da Seleção Brasileira e compara com 2002

Gilberto-Silva-1-e1746714760212.jpeg

Em entrevista ao CNN Esportes S/A deste domingo (11), o ex-volante Gilberto Silva, pentacampeão com a Seleção Brasileira, fez uma estudo sobre a atual situação da equipe pátrio. Ele destacou a instabilidade que ronda a Seleção e comparou a pressão do elenco atual com a equipe de 2002.

“Obviamente, a pressão é muito grande, mas não é nada diferente do que já vivemos em outras ocasiões. Para a Copa de 2002, a seleção passou por várias turbulências — foram quatro treinadores num processo todo durante a campanha. Ficamos aí de 1970 até 1994 — 24 anos — sem ganhar um título. Imagina a pressão que esses atletas viveram na época. E agora estamos vivendo isso novamente”, comparou.

 

Para Gilberto Silva, o único caminho para restaurar a grandeza da Seleção Brasileira é por meio de desempenho e resultados consistentes. E mais: é preciso convencer dentro de campo.

“Talvez seja a sequência de maus resultados, os últimos anos, a própria colocação da Seleção Brasileira dentro da Copa do Mundo. A única forma de fazer isso ser diferente é performando, não tem outra maneira. Você tem que performar dentro de campo, conquistar os resultados, vencer e convencer. E, às vezes, no Brasil não basta vencer — você precisa convencer. Porque, a partir do momento que você veste aquela camisa, é diferente”, destacou.

A falta de identificação entre o torcedor brasílio e alguns dos principais atletas da equipe também foi abordada por Gilberto, que apontou a saída precoce de muitos jogadores para o exterior porquê um fator que dificulta a conexão do público com o time.

“Acredito que até está mais ligado, talvez, à própria identificação da torcida com esses jogadores, principalmente dentro do Brasil. Parte deles saiu muito jovem daqui, jogaram pouco nos seus clubes aqui, e alguns são até desconhecidos da torcida brasileira”, opinou.

Ainda assim, o ex-jogador não perde o otimismo. Para ele, o Brasil tem talento de sobra para volver o momento difícil.

“Acho que nós temos que, talvez, mudar a nossa percepção. Eu, por exemplo, como brasileiro, como torcedor, jamais vou torcer contra o Brasil. Acho que nós temos que fazer nossa parte, continuar dando o apoio, acreditar que nós temos capacidade de reverter o jogo novamente. Acho que nosso problema não é qualidade. Nós temos uma qualidade muito grande na Seleção Brasileira, nós temos jogadores jogando nas maiores ligas”, concluiu.

Gilberto Silva finalizou pedindo paciência e consistência no trabalho realizado. “Eu acho que nós precisamos ter uma equipe que consiga ter uma sequência de resultados”.

CNN Esportes S/A

Com Gilberto Silva, o CNN Esportes S/A chega à 94ª edição. Apresentado por João Vitor Xavier, o programa aborda os bastidores de um mercado que movimenta bilhões e é um dos mais lucrativos do mundo: o esporte.

Em taxa, os assuntos mais quentes da indústria do mundo da esfera, na perspectiva de economia e negócios.

Crédito de Conteúdo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *