Portos da Costa Oeste dos EUA enfrentam queda no tráfego vindo da China

Na manhã da última sexta-feira (9), as autoridades portuárias da Costa Oeste disseram à CNN que viram uma visão surpreendente: nenhum navio de trouxa havia saído da China com mercadorias para os dois principais portos da Costa Oeste nas últimas 12 horas. Isso não acontecia desde a pandemia.
Seis dias antes, 41 navios estavam programados para deixar a China com sorte ao Multíplice da Baía de San Pedro, que engloba o Porto de Los Angeles e o Porto de Long Beach, na Califórnia. Na sexta-feira, o número foi zero.
A guerra mercantil do presidente norte-americano, Donald Trump, impôs tarifas sobre a maioria das importações chinesas no mês pretérito. Isso levou a menos navios no mar, transportando menos trouxa para os portos dos Estados Unidos. Para muitas empresas, agora é muito dispendioso fazer negócios com a China, um dos parceiros comerciais mais importantes dos Estados Unidos.
As autoridades estão preocupadas não exclusivamente com a falta de navios saindo da China, mas com a velocidade com que esse número caiu.
“Isso é motivo de alarme”, disse Mario Cordero, CEO do Porto de Long Beach. “Estamos vendo agora números piores do que testemunhamos na pandemia”, referindo-se aos cancelamentos e à redução das chegadas de navios.
Os portos mais movimentados do país estão sofrendo quedas acentuadas de trouxa. O Porto de Long Beach registra uma queda de 35 a 40% em relação ao volume normal de trouxa. O Porto de Los Angeles teve uma queda de 31% no volume nesta semana, e o Porto de Novidade York e Jersey afirma que também se prepara para uma desaceleração. Na quarta-feira, o Porto de Seattle disse que não tinha nenhum navio de contêineres no porto, outra anomalia que não ocorria desde a pandemia.
Os representantes comerciais dos EUA e da China devem se reunir em Genebra neste término de semana para o primeiro encontro pessoal, em uma tentativa de diminuir a guerra mercantil. A maioria dos produtos enviados da China para os Estados Unidos está sujeita a uma tarifa de 145%, enquanto a maioria das exportações dos EUA para a China sofre uma tarifa de 125%. Na sexta-feira, o presidente Donald Trump sugeriu reduzir a tarifa com a China para 80%, mas disse que os termos finais dependeriam do secretário do Tesouro, Scott Bessent.
Para os consumidores, que enfrentam preços mais altos ou escassez de determinados itens, Cordero diz que um conformidade pode não vir rápido o suficiente.
“Se as coisas não mudarem rapidamente — estou falando da incerteza que estamos vendo — então poderemos ver prateleiras vazias. Isso agora será sentido pelo consumidor nos próximos 30 dias”, disse Cordero.
Mais de 63% da trouxa que chega ao Porto de Long Beach vem da China — a maior parcela de qualquer porto dos EUA. Mas esse número caiu em relação aos 72% de 2016, já que os varejistas se afastaram da China devido às tensões comerciais latentes.
Mesmo assim, a China ainda representa uma importante natividade de importações para os Estados Unidos. A Maersk, a segunda maior empresa de transporte marítimo do mundo, disse à CNN que o volume de trouxa entre os Estados Unidos e a China caiu de 30% a 40% em verificação com o habitual.
“Se não começarmos a ver uma diminuição da escalada da situação com a China, se não começarmos a ver mais desses acordos comerciais, estaremos em uma situação em que alguns desses efeitos se tornem mais arraigados e adversos”, disse o CEO da Maersk, Vincent Clerc.
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