12 de maio de 2025

A empresa de defesa indiana diz que não revendeu a tecnologia do Reino Unido para a Rússia

09int-uk-reform-russia-tpbm-facebookJumbo.jpg


Uma empresa de defesa indiana diz que não revendeu a tecnologia sensível à Rússia, que foi fornecida por um dos maiores doadores corporativos do Partido Populista da Reforma do Reino Unido.

The New York Times relatado em março De acordo com os registros de remessa de 2023 e 2024, o fabricante aeroespacial britânico HR Smith Group exportou equipamentos para a Índia que haviam sido sinalizados como críticos para os sistemas de armas russas. Isso incluía transmissores, equipamentos de cockpit e antenas.

A empresa indiana, Hindustan Aeronautics, é a maior parceira comercial da agência de armas russa Rosoboronexport.

A Hindustan Aeronautics não respondeu a pedidos repetidos de comentários, mas um advogado da RH Smith recentemente forneceu ao Times uma declaração da Hindustan Aeronautics que o equipamento britânico não foi vendido à Rússia. A declaração foi datada de uma semana após a publicação do artigo do Times e recebeu cobertura na Índia.

Isso se alinha à conta do HR Smith Group, que dizia que suas vendas eram legais e que o equipamento foi usado em uma rede de busca e salvamento indiana. As peças “apóiam operações de salva -vidas” e “não são projetadas para uso militar”, disse Nick Watson, advogado da empresa.

Em seu comunicado, a Hindustan Aeronautics disse que as peças foram usadas para helicópteros operados na Índia.

Os registros de remessa mostraram que, em alguns casos, poucos dias depois de receber o equipamento britânico, ele enviou peças para a Rússia com os mesmos códigos de produto de identificação. Aqueles códigos Relacionar -se com tipos específicos de equipamentos, como a tecnologia de radar, mas pode cobrir várias peças. A HR Smith disse que isso significava que os códigos não podiam ser usados ​​para conectar suas peças àquelas vendidas pela empresa indiana.

O HR Smith Group doou 100.000 libras (pouco menos de US $ 130.000) para reformar o Reino Unido no ano passado, dois dias após o anunciado Nigel Farage como líder do partido. A empresa é administrada por Richard Smith, um empresário dono da 55 Tufton Street, uma casa de Westminster que abriga alguns dos mais influentes grupos de lobby e pesquisa de direita da Grã-Bretanha.

A Grã -Bretanha e os Estados Unidos proibiram a venda de equipamentos para a Rosoboronexport, mas a Índia não. As empresas ocidentais podem vender para empresas indianas, mas foram instadas a serem diligentes para garantir que as peças não sejam desviadas para a Rússia.

A Hindustan Aeronautics é identificável em registros públicos como fornecedor para os militares russos, mas não está sob sanções financeiras, para que as empresas britânicas possam vendê -lo.

Atingido por telefone em março, Farage disse que “nunca havia aprovado nada que Putin tenha feito”, mas se recusou a comentar as vendas do RH Smith. Um porta -voz do partido disse que a doação era lícita.

“Tentativas lamentáveis ​​de manchas de reforma não funcionarão”, disse o porta -voz.