O Papa Francisco se conectou com Leo XIV há muito tempo e aumentou sua carreira

Alguns anos atrás, o Papa Francisco recorreu a um padre agostiniano e fez uma pergunta sobre uma decisão de pessoal que ele estava considerando.
“Se eu nomear Prevost como chefe do escritório para os bispos, como você acha que ele vai fazer?” O Rev. Alejandro Moral Antón, o general anterior da Ordem de Santo Agostinho, disse que Francis perguntou na biblioteca do palácio apostólico do Vaticano. Ele estava se referindo a Robert Francis Prevost, um colega agrontiniano.
O padre Moral Antón disse que se sairia bem.
“Eu também acho que ele vai”, respondeu Francis.
Ele fez melhor do que a maioria teria imaginado. E na quinta -feira, ele seguiu Francis como líder da Igreja Católica Romana, tornando -se seu 267º papa.
Mas a conversa tranquila no palácio apostólico foi o resultado de anos de uma conexão de longa data entre os papas atuais e futuros.
Os dois se conheceram em Buenos Aires, quando Francis foi o arcebispo Jorge Mario Bergoglio.
“Nem todos os meus encontros com o cardeal Bergoglio sempre estavam de acordo”, o futuro Leo disse em um evento de 2023.
Mas, ao longo dos anos, Leo também expressou admiração e calor por Francisco, de acordo com pessoas próximas ao papa.
“O papa Leo falou do papa Francisco como um bom amigo”, disse o Rev. Tony Pizzo, um dos amigos do novo papa e ex -colega de escola.
Em 2013, Francis havia se tornado papa, e o futuro Leo havia se tornado o general anterior da Ordem Agostiniana em Roma, um papel que ele estava prestes a sair. Então Francis aceitou um convite para presidir uma missa particular na Basílica de Santo Agostinho, em Roma.
“Bob quase caiu”, disse o Rev. Anthony Banks, outro agostiniano. Geralmente, ele disse: “Os papas não têm tempo ou energia para gastar” em massas congregacionais.
Na missa, o padre Prevost chamou o papa de “um grande presente” e elogiou sua compaixão e alcance aos fiéis.
Não demorou muito para que Francisco o nomeasse bispo da diocese peruana de Chiclayo.
Francis foi incentivado por relatos sobre o quão perto ele ficou em seu rebanho em Chiclayo, de acordo com o padre Moral Antón, que disse que continuou conversando com Francisco sobre o novo bispo. Em 2023, Francis o nomeou para liderar o escritório do Vaticano que supervisionava os bispos, um dos melhores empregos da igreja, e o nomeou para ser um cardeal.
“Tenho sentimentos confusos”, disse o futuro papa no evento de 2023, realizado pouco antes de ele deixar o Peru ou o Vaticano. Ele disse que sua preferência seria ficar em Chiclayo, e que “o papa também sabe disso”.
Ainda assim, ele acrescentou: “Sou grato ao Santo Padre por esta grande demonstração de confiança”.
Em Roma, Francis manteve as abas mais próximas sobre o futuro Leo, encontrando -se com ele todos os sábados. E depois de uma grande reunião de líderes da igreja, Francisco expressou admiração por sua ética de trabalho. “A preparação de Prevost”, disse Francis, padre Moral Antón, “foi incrível”.
Elda Cantú contribuiu com relatórios da Cidade do México e Rosa Chávez Yacila de Lima, Perù.