12 de maio de 2025

Índia e Paquistão para mudar ou cancelar jogos de críquete em meio a tensões crescentes

09india-pakistan-cricket-topart-sub-vtbk-facebookJumbo.jpg


O crescente conflito entre a Índia e o Paquistão forçou os dois países a suspender ou mover suas ligas de críquete ricas em dinheiro.

A Indian Premier League, uma das competições esportivas mais ricas do mundo com 10 franquias avaliadas em cerca de US $ 1 bilhão cada, disse que suspendeu as partidas de sua temporada em andamento por uma semana. Somente o acordo de transmissão de cinco anos da liga vale mais de US $ 6 bilhões.

Na noite de quinta -feira, uma de suas partidas na cidade de Dharamsala no Himalaia teve que ser abandonada, e o estádio de cerca de 20.000 pessoas desocupou, enquanto um bom bombardeio continuou mais ao longo da fronteira com o Paquistão.

A Super Liga do Paquistão, muito menor que a Indian Premier League, mas com grande importância no Paquistão, disse que estava movendo os oito jogos restantes de sua temporada para os Emirados Árabes Unidos por causa de preocupações de segurança. Um dos jogos da liga na quinta -feira teve que ser adiado em Rawalpindi depois que as autoridades paquistanesas acusaram a Índia de visar o estádio de críquete da cidade.

No passado, o críquete ajudou a aproximar os dois países. A Índia e o Paquistão, juntamente com o Sri Lanka, hospedaram em conjunto a Copa do Mundo de Críquete em 1996. Mas separar as tensões políticas do críquete se tornou quase impossível depois de 2008, quando militantes paquistaneses cruzaram para a Índia e atacado Mumbai, matando mais de 160 pessoas. Os jogadores paquistaneses foram proibidos de jogar na lucrativa liga indiana que recruta o melhor talento do mundo para salários exuberantes. As duas nações também pararam de jogar, com exceção de eventos globais como a Copa do Mundo.