12 de maio de 2025

As verdadeiras estrelas do conclave papal: gaivotas

08ST-VATICAN-SEA-GULLS-PROMO-kjlp-facebookJumbo.jpg


Três gaivotas do mar, incluindo uma garota, foram possivelmente os primeiros seres da Terra a saber que um novo papa havia sido eleito na quinta -feira.

Minutos antes da fumaça branca berrar da chaminé da capela sistina – um sinal de que o conclave havia terminado com um vencedor – os pássaros voaram e se empoleiraram no telhado. Depois de dois dias chamando a atenção para si mesmos, eles agarraram assentos na primeira fila para o show em que Robert Francis Prevost, um americano, foi nomeado Popepegando o nome Leo XIV.

À medida que o conclave se desenrolava nos últimos dois dias e os canais de notícias em todo o mundo concentraram suas câmeras na chaminé, as gaivotas do mar de Roma entraram dentro e fora do tiro, virando a cidade pragas nas atrações estelares globais de um conclave que se tornou Um momento de mídia social.

Na CNN, na quarta -feira, a âncora Erin Burnett, que estava na Praça de São Pedro, observou que todos “estão prestando atenção” a essas gaivotas do mar – “quando saem, quando voltam, há palmas”.

“Eles fazem parte dessa história aqui no Vaticano”, acrescentou.

Online também, as gaivotas do mar proporcionaram leviandade e entretenimento na quarta -feira. “Habemus Seagull”, Charlotte Clymer, um escritor, Postado em x – Uma reviravolta na frase latina “Habemus Papam”, que se traduz em “Temos um papa”.

“Grite para aquela gaivota presa no processo de conclave”, padre Cassidy Stinson, um padre na Virgínia, Postado em x. Outros postaram vídeos em tiktok de gatos de estimação sintonizado em transmissões ao vivo da chaminé, rebatendo nas gaivotas do mar na tela.

Alguns ponderaram o significado dos pássaros.

“Como não sabemos mais nada sobre o que está acontecendo, precisamos de um mascote e as gaivotas se tornaram o mascote de Conclave”, disse Katie McGrady, apresentadora do canal católico no SiriusXM e analista do Vaticano da CNN, em entrevista. É improvável, porém, que eles sejam presságios ou sinais de qualquer tipo porque, “até onde eu sei, Deus prefere se comunicar com pombas”, acrescentou.

Esta não é a primeira vez que as gaivotas do mar se inseram nos acontecimentos na Praça de São Pedro. Em 2013quando o papa anterior estava sendo eleito, suas participações especiais na chaminé geraram sua própria conta no Twitter e piadas e memes na Internet. Em 2014quando o falecido papa Francisco divulgou uma pomba para a Ucrânia, uma gaivota faminta entrou e o atacou.

É quase como se as gaivotas do mar soubessem como alavancar um bom momento de destaque, disse McGrady. “Sinto que esses caras têm alguma personalidade.”