12 de maio de 2025

Merz falhou na primeira votação para se tornar o chanceler da Alemanha. O que acontece a seguir?


Friedrich Merz estava prestes a assumir o cargo de 10º chanceler da Alemanha na terça -feira de manhã. Em vez disso, ele não conseguiu ganhar votos suficientes no Parlamento, o que geralmente é apenas um passo simbólico, ficando apenas seis votos abaixo da maioria de 316 votos em uma votação secreta.

Horas depois, os legisladores disseram que uma segunda votação foi agendada para a tarde de terça -feira à tarde. Não há limite para o número de votos que podem ocorrer nas próximas duas semanas.

Mas se o Sr. Merz falhar novamente em garantir a maioria nos votos subsequentes, o processo entrará em uma terceira fase quando os legisladores podem selecionar um novo chanceler usando uma maioria relativa. Isso significa que mais de um candidato seria apresentado e o com mais votos, não necessariamente a maioria, venceria. Desde que os democratas cristãos do centro-direito de Merz têm mais assentos, ele ou outra pessoa nesse partido provavelmente venceria.

Mas se um chanceler for eleito usando apenas uma maioria relativa, o presidente da Alemanha, que geralmente desempenha um papel simbólico, pode decidir pedir novas eleições.

Foi a primeira vez que um possível chanceler não conseguiu garantir a maioria no Parlamento nos 76 anos da Alemanha moderna, e a transferência de poder agora está em pausa. Os ministros não podem ser nomeados ou jurados, o que significa que Olaf Scholz e seu gabinete permanecerão em um governo de zelador até que as coisas sejam resolvidas.

Para Merz, mesmo que ele seja votado, os danos à reputação a ele podem ser graves.