13 de maio de 2025

InfoMoney cobre conclave histórico direto do Vaticano


Pela primeira vez, o InfoMoney realiza uma cobertura peculiar diretamente do Vaticano para seguir um conclave papal. A eleição que definirá o sucessor de Francisco, falecido em abril, começa nesta quarta-feira (7), às 11h30 no horário de Brasília, na Capela Sistina.

Os 133 cardeais com recta a voto já estão em Roma. Eles permanecerão isolados do mundo exterior, sem entrada a celulares, internet ou prelo, até que um nome receba ao menos 89 votos — o equivalente a dois terços do escola cardinalício. A cada votação, uma fumaça preta indica que não houve escolha; a fumaça branca anuncia o novo papa.

Esta será a eleição mais internacional da história da Igreja Católica, com cardeais provenientes de 70 países. O cenário reflete mudanças promovidas por Francisco durante seu pontificado, porquê a ampliação da presença de representantes da Ásia, África e América Latina.

Entre os nomes cotados estão o secretário de Estado do Vaticano, Pietro Parolin; o clérigo de Marselha, Jean-Marc Aveline; o patriarca latino de Jerusalém, Pierbattista Pizzaballa; o cardeal maltês Mario Grech; e o filipino Luis Antonio Tagle. A expectativa é de até quatro votações diárias — duas pela manhã e duas à tarde — posteriormente a primeira rodada.

A cobertura do InfoMoney será multiplataforma e trará os bastidores do Vaticano, as movimentações internas, os detalhes financeiros do menor país do mundo e os desdobramentos geopolíticos da sucessão papal. O teor será publicado no site e nas redes sociais. O correspondente internacional Paulo Barros está em Roma para seguir os eventos, bem por uma equipe de jornalistas e profissionais de redes sociais e audiovisual no Brasil.

25 anos de InfoMoney

A cobertura do conclave no Vaticano é mais uma inciativa internacional do veículo, inserida no contexto de comemoração aos 25 anos do InfoMoney, celebrados nascente ano. A campanha “A economia fala. O InfoMoney traduz” foi exibida em março no famoso telão da Nasdaq, uma das maiores bolsas dos Estados Unidos, na Times Square em Novidade York.

Continua depois da publicidade

O site nasceu em 2000, ano da “bolha pontocom”, testemunhando – e reportando – esse e muitos outros momentos emblemáticos do mercado financeiro. Surgiu quando os investidores na bolsa brasileira não passavam de alguns poucos milhares e ao longo dos anos tanto consolidou seu papel de transcrever o “economês” para as pessoas interessadas em cuidar melhor do seu moeda quanto passou a conversar com novos públicos.

De lá para cá, conquistou marcos relevantes em sua missão de democratizar conteúdos financeiros de qualidade. Em 2024, somou 95,2 milhões de usuários (users) e 392 milhões visualizações de página (pageviews) no site. Nas redes sociais, o alcance bateu a mansão dos 3 bilhões e o engajamento, 60 milhões.

Agregada, a comunidade que acompanha o ecossistema em mais de duas dezenas de perfis proprietários superou 8,3 milhões de seguidores.

Continua depois da publicidade

O InfoMoney também entrou na lista de 20 sites que mais crescem no Brasil e venceu o Prêmio iBest 2024 na categoria “Canal de Investimentos”, além de ser reconhecido porquê o maior portal especializado em finanças nas redes sociais na 6ª e na 7ª edição do relatório Finfluence, da Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais (Anbima).



Crédito de Conteúdo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *