12 de maio de 2025

Cinco temas sobre gestão que todo empreendedor deve estudar


Há uma máxima no mundo empreendedor de que o sucesso de um negócio depende exclusivamente da vocação de quem o conduz. O tino empreendedor é, de vestimenta, um fator decisivo para o desempenho de empresas. Finalmente, atuar com habilidade e paixão traz indicadores positivos a qualquer negócio.

Mas, uma gestão bem-sucedida também exige a cautela de retroceder alguns passos para investir em conhecimento técnico.

Não dominar alguns requisitos teóricos expõe pequenas e médias empresas a fragilidades, tornando-as mais suscetíveis a intempéries econômicas e estratégicas graças a pouquidade de planejamento e capacidade de adaptação rápida a mudanças de comportamento de consumo e diversas tendências de mercado.

O resultado disso é um ciclo de vida pequeno para grande segmento das empresas brasileiras.

Segundo o IBGE, seis em cada dez empresas no país encerram suas atividades antes mesmo de completar cinco anos. Ao lado da dificuldade tributária e encargos financeiros, o ignorância de conceitos básicos de gestão aparece uma vez que uma das principais motivações para a taxa de mortalidade alarmante.

De convénio com Mariane Salvador, líder de novos negócios do Incentivo, fundo de impacto que apoia pequenos empreendedores com recursos financeiros e capacitação, a procura por conhecimento teórico e ensino continuada — uma vez que cursos de gestão — auxilia na formação de empreendedores mais preparados para mourejar com desafios comuns ao universo das PMEs — e assim, reduzir a taxa de mortalidade das empresas brasileiras.

“O empreendedor brasileiro encara uma dificuldade clássica de acesso ao crédito. Mas, ele não depende apenas de apoio financeiro para prosperar. Sem informações sobre gestão, contabilidade e senso de prioridade, o crédito é insuficiente. Ele precisa estar ligado à capacitação e orientação”, afirma.

Conhecimento técnico: por onde estrear

Segundo Mariane, o excesso de informações e cursos à disposição de empreendedores nem sempre dialoga de maneira correta com esse público. Isso passa, inclusive, pela escolha da plataforma correta para essa informação.

Diante disso, a primeira dica para iniciar a procura por conhecimento teórico para lucrar mais repertório, segundo ela, está na escolha da plataforma correta para extrair informações.

Ela também destaca a influência da conexão com outros empreendedores em momentos similares de jornada para a troca de experiências.

Cinco temas sobre gestão para aprender na teoria

De convénio com a profissional, para empreendedores de primeira viagem, o tema de ordem deve ser a separação das finanças pessoais e da empresa. Com essa organização em mente, as chances de cometer erros clássicos de gestão e organização financeira caem vertiginosamente.

Já para empreendedores avante de empresas mais maduras —- e não somente em estágio inicial — e também líderes com experiência anterior em outros empreendimentos, ela destaca outras quatro temáticas ligadas ao conhecimento gerencial que, se exploradas em profundidade, podem facilitar o dia a dia do controle das PMEs.

São elas:

1. Cultura e liderança

A cultura deve ser a espinha dorsal de uma empresa, ou seja, os pilares ligados aos valores do negócio devem estar estabelecidos e claros durante toda a sua trajetória. “A cultura deve acompanhar a mentalidade e velocidade de crescimento da empresa.

Sem ela, as decisões são desconexas e a PME perde a ligação com as suas origens”, afirma Mariane.

Diante disso, cursos ligados à temática de liderança são essenciais para empreendedores que desejam encontrar aprender uma vez que disseminar ideias na prática, encontrando estratégias para cascatear essa cultura e valores ao time, independente do tamanho e estágio de maturidade da empresa.

2. Precificação

Aprender sobre precificação é precípuo para empreendedores, pois impacta diretamente na lucratividade e sustentabilidade do negócio. Ao se aprofundar no ponto de forma teórica, é provável compreender o significado de indicadores uma vez que margem de lucro, posicionamento de mercado e percepção de valor pelo cliente e uma vez que eles impactam na escolha do preço final de um resultado ou serviço.

“Decisões mais seguras e assertivas em relação ao preço podem determinar o sucesso de um negócio. Este é um tema muito importante quando falamos em investimento em conhecimento”, diz.

3. Tecnologia

Ter uma compreensão ampla das diferentes plataformas e ferramentas que existem no mercado pode trazer mais eficiência ao negócio. Por essa razão, cursos voltados ao uso dessas ferramentas são recomendados para todos os empreendedores em procura de mais visibilidade para a empresa (principalmente na internet) e também produtividade.

“Cada ferramenta, se bem utilizada, pode apoiar o crescimento da empresa, do uso de inteligência artificial aos tradicionais anúncios pagos em redes sociais. É imprescindível estudar como usar a tecnologia, a internet e as ferramentas de IA a seu favor”, avalia.

4. Marketing e vendas

Aprender sobre marketing e vendas, pilares fundamentais para o sucesso de qualquer empreendimento, por meio de cursos traz uma bagagem teórica fundamental para empreendedores que desejam entender a influência do comportamento do consumidor no negócio.

Com esse conhecimento, ele pode instituir as melhores estratégias para divulgação da empresa e definir a linguagem correta para fidelizar a clientela. Ou por outra, cursos auxiliam no aprendizagem de técnicas de vendas que possam ajudar na ampliação do faturamento.

“Investir nesse conhecimento é garantir visibilidade, crescimento e resultados consistentes para o negócio”, diz.

Conhecimento a longo prazo

O mercado está em manente atualização — e isso justifica a relevância do investimento em aprendizagem contínuo, segundo Mariane. “Quando buscamos conhecimentos, alcançamos escala e crescimento da empresa no longo prazo”, diz.

“É importante que o empreendedor seja interessado, converse com outras pessoas, também de outros nichos, para conhecer tendências do mercado e estar atualizado”, diz.

Adiante da espaço de novos negócios do Incentivo, ela destaca a estratégia atual do fundo em estabelecer parcerias com empresas especialistas em determinadas áreas, e que atuam uma vez que braço educacional e de capacitação aos empreendedores que recebem pedestal financeiro.

É o caso de parceiros uma vez que a Razonet, de contabilidade; Omie, de gestão financeira para PMEs, e Serasa, que dá mentorias sobre score de crédito.

Levante teor foi produzido pelo Fundo de Impacto Incentivo – que apoia pequenos empreendedores brasileiros com crédito facilitado, capacitação e conexões – em parceria com a CNN. Para saber mais sobre o Incentivo visite estimulo2020.org.

(Texto de Maria Clara Dias)



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