O vídeo da zíper do turista captura o ataque terrorista da Caxemira

Rishi Bhatt vestiu um capacete azul enquanto se preparava para deslizar por uma tirolesa pelo vale de Baisaran, na Caxemira, um “Mini Suíça”, onde centenas de turistas da Índia estavam desfrutando de uma tarde ensolarada de abril. Segurando a corda em uma mão e seu smartphone na outra, ele decolou da plataforma quando a câmera começou a gravar.
O vídeo filmado por Bhatt e verificado pelo New York Times mostra o pânico que se desenrola como militantes podem ser ouvidos abrindo fogo contra turistas, matando pelo menos duas dúzias de pessoas. Seu sorriso e gritos de alegria são uma justaposição chocante ao ataque terrorista que acontece abaixo dele.
Enquanto Bhatt, que estava visitando sua família de Ahmedabad, no estado de Gujarat, no oeste da Índia, inicia sua viagem pela tirolesa, a câmera passa por um prado aberto. Multidões de pessoas estão reunidas em torno do que parecem ser tendas amarelas e azuis ao lado de uma estrutura alta, que serve como entrada para o vale. Outros estão dando um passeio ou piquenizando na grama, ao ar livre para apreciar o sol da primavera.
Então um tiro pode ser ouvido no vídeo. Mais dois tiros tocam em rápida sucessão, enquanto o Sr. Bhatt passa por crianças pulando em um trampolim.
Abaixo dele, as pessoas estão em pânico e não há lugar para se esconder. Alguns turistas estão parados ao lado de Zorb Balls, bolas infláveis claras que as pessoas entram e rolam. Enquanto os tiros continuam, algumas pessoas olham para trás em direção à entrada. Um adulto pega rapidamente uma criança. Uma pessoa agacha -se e começa a correr na mesma direção que muitos outros: em direção a uma densa floresta de árvores de cedro.
A filmagem não parece mostrar os pistoleiros. É no final do passeio de quase 40 segundos do Sr. Bhatt pela tirolesa que ele começa a olhar em volta, percebendo que algo está errado.
“Por cerca de 20 segundos, eu não percebi; fiquei profundamente na minha diversão na zíper”, disse ele a um canal de notícias local em uma entrevista. “Então eu percebi que o tiroteio estava acontecendo e as pessoas estavam morrendo abaixo, e eu vi cinco ou seis pessoas que haviam sido baleadas.” Depois que ele saiu da tirolesa, Bhatt disse que encontrou sua família e eles fugiram, conseguindo escapar do ataque ilesos.
Ainda não está claro muito o ataque terrorista da semana passada que levou mais de 26 vidas e feriu 17 pessoas. Ele aumentou as tensões entre a Índia e o Paquistão, o vizinho que a Índia acusa de apoiar o terrorismo, à beira do confronto militar.
O vídeo do Sr. Bhatt se tornou viral na Índia, tornando -se uma peça de evidência enquanto os investigadores juntam os detalhes do lapso de segurança e o que aconteceu quando um dia pitoresco se transformou em um de horror.