12 de maio de 2025

O legislador queniano é morto a tiros por agressor de motocicletas

01kenya-1-tlzq-facebookJumbo.jpg


Um legislador queniano foi morto a tiros em uma movimentada rua de Nairobi por um assassino de motocicletas na noite de quarta-feira, no que a polícia descreveu como um ataque “direcionado e premeditado”.

O legislador, Charles estava, que estava cumprindo um segundo mandato no Parlamento, estava em um veículo parado em um semáforo quando foi morto, informou a polícia. Testemunhas relataram que uma pessoa andando na parte de trás de uma motocicleta pulou e atirou no lado do passageiro do carro do Sr. Was antes de ser levado pelo motorista da motocicleta, disse a polícia.

Um motivo não estava imediatamente claro. Muchiri Nyaga, porta -voz da polícia, disse em um declaração Na quarta -feira, era muito cedo para as autoridades fornecerem detalhes adicionais.

O presidente William Ruto, do Quênia, pediu à polícia que “conduza uma investigação completa” e expressou suas condolências à família do Sr. Was. “Os responsáveis ​​devem ser responsabilizados”, ele disse Em um comunicado na quinta -feira.

A polícia disse que o motorista e outro passageiro no carro ficaram ilendidos no tiroteio e rapidamente levaram o Sr. Was do Hospital Nairobi, onde foi declarado morto na chegada.

O Sr. foram reeleitos para o Parlamento em 2022 como membro do Movimento Democrático de Orange, o Partido da Oposição liderado por Raila Odinga, o principal rival de Ruto nas eleições gerais anteriores.

Sr. Odinga, em um declaração Na quinta-feira, comparou o tiroteio diurno a “uma execução no estilo gangland” que foi “chocantemente bárbara”.

O Quênia tem uma reputação de nação relativamente estável em uma região volátil. Frustração com o governo atingiu um novo alto No ano passado, durante protestos mortais contra um aumento de impostos. Dezenas de pessoas eram sequestrado ou detido arbitrariamente pelas forças de segurança, de acordo com ativistas e grupos de direitos humanos.

Ruto promoveu o aumento de impostos como uma medida necessária para conter o país impressionante dívida.

Um rico empresário que cresceu pobre, Ruto fez campanha em uma plataforma para melhorar a economia para os quenianos. Seus críticos dizem que isso não aconteceu.

Abdi Latif Dahir Relatórios contribuídos.