Vereadora do PL sai em defesa de Cris Monteiro: é crime ser bonita?

A vereadora Zoe Martinez (PL), de São Paulo, saiu em resguardo da colega Cris Monteiro (Novo), líder da {sigla} na Moradia, em seguida a repercussão da fala sobre mulher “branca, bonita e rica” incomodar. A enunciação foi feita na tribuna da Câmara Municipal em sessão plenária na terça-feira (29).
À CNN, Zoe afirmou que “alguns discursos são aplaudidos e outros são massacrados, mesmo quando a essência é a mesma”.
“A deputada Erika Hilton vive dizendo que é linda, maravilhosa, que ama o próprio cabelo — e está no direito dela. Mas quando a Cris, uma mulher que enfrentou alopecia, inseguranças e todas as dificuldades de quem veio de baixo, decide se reconhecer como uma mulher branca e bonita, é tratada como se tivesse cometido um crime. Por quê? Porque ela não faz parte do grupo que pode tudo?”, comentou.
Zoe também disse que a vereadora respeitou a fala de todos os outros oradores, mas que foi interrompida e constrangida e que a frase polêmica foi uma “resposta às provocações”.
“Na verdade, [a fala da Cris] foi uma resposta a constantes provocações, ataques e interrupções. Não aceito que tentem cancelar alguém só porque não se encaixa no perfil da militância permitida.”
No momento da enunciação de Cris, a Câmara analisava o reajuste anual dos servidores municipais.
Por ser uma proposta de grande repercussão, cidadãos, sindicatos e associações estavam no plenário acompanhando as discussões no momento. Foi em meio a um oração crítico aos representantes que Cris foi interrompida pela vereadora Luana Alves (PSOL), que pedia para falar, “pela ordem”.
“Eu escutei todos vocês calados. Enquanto vocês falaram, ninguém se manifestou. Agora, quando vem uma mulher branca aqui, falar a verdade pra vocês, vocês ficam todos nervosos. Porque uma mulher branca, bonita e rica, incomoda muito vocês. Mas eu tô aqui representando uma parte importante da população”, disse.
A sessão foi interrompida em seguida isso e, quando retornou, a psolista chegou a expor que acionaria a Corregedoria da Moradia contra o realizado. Já Cris se lamentou pela possibilidade de pessoas terem se ofendido.
Nascente teor foi originalmente publicado em Vereadora do PL sai em resguardo de Cris Monteiro: é transgressão ser formosa? no site CNN Brasil.