O carro entra na Feira da Vancouver Street, matando pessoas
Um motorista entrou em um festival de rua em homenagem à população filipina do Canadá em Vancouver, Colúmbia Britânica, na noite de sábado, matando “várias pessoas”, segundo a polícia local.
A polícia disse que levou um suspeito sob custódia: o motorista, um homem de 30 anos de Vancouver. Em uma entrevista coletiva durante a noite, as autoridades locais não especificaram o número de mortes e feridas, dizendo apenas que eram múltiplas.
Eles também não abordaram um possível motivo, mas disseram que o motorista já era conhecido pela polícia. Os membros da multidão haviam subjugado o homem antes que a polícia chegasse ao local.
As pessoas estavam comemorando o Dia da Lapu Lapu Festival na parte sul da cidade quando o motorista entrou na multidão logo após as 20h, o Departamento de Polícia de Vancouver disse nas mídias sociais.
O vídeo da mídia local mostrou ambulâncias e carros policiais alinhando as estradas perto do festival, com trabalhadores médicos de emergência cuidando das pessoas no chão.
Prefeito de Vancouver, Ken Sim, disse Ele ficou “chocado e profundamente triste com o terrível incidente”.
Uma porta -voz do Hospital Geral de Vancouver disse que recebeu vários pacientes que ficaram feridos no festival.
Em um post de mídia social, o primeiro -ministro Mark Carney, do Canadá, disse que estava “arrasado ao saber dos horríveis eventos no festival Lapu em Vancouver no início desta noite”.
“Ofereço minhas mais profundas condolências aos entes queridos dos mortos e feridos, à comunidade canadense filipina e a todos em Vancouver”, disse ele. “Estamos todos de luto com você.”
O Dia da Lapu da Lapu foi declarado oficialmente em 27 de abril de 2023, pela Província da Colúmbia Britânica como um testemunho do legado de Datu Lapu-Lapu, um chefe de Mactan, Filipinas, que é considerado um herói nacional por se levantar contra os colonizadores espanhóis no início de 1500. As autoridades disseram que até 100.000 pessoas participaram do festival no sábado.
Há quase um milhão de imigrantes filipinos e pessoas de ascendência filipina que vivem no Canadá, segundo o governo. A província da Colúmbia Britânica é o lar de quase um quinto desse número.