12 de maio de 2025

Greves militares israelenses perto de Beirute, dizendo que o Hezbollah era o alvo


No início do domingo, os militares israelenses disseram em comunicado que também haviam atingido o sul do Líbano e matou um agente do Hezbollah que “avançou as tentativas do Hezbollah de se restabelecer” na área.

Jeanine Hennis-Plasschaert, a principal autoridade das Nações Unidas no Líbano, criticou o ataque perto da capital no domingo. “A greve de hoje nos subúrbios do sul de Beirute gerou pânico e medo de violência renovada entre os que desesperam por um retorno à normalidade”, ela disse nas mídias sociaisinstando “todos os lados para interromper quaisquer ações que possam minar ainda mais” o cessar-fogo.

Enquanto os militares israelenses continuam a atacar no sul do Líbano com alguma frequência desde que o cessar-fogo entrou em vigor, os ataques perto de Beirute haviam parado até cerca de um mês atrás. No final de março, Israel atingiu perto da capital Depois que um foguete foi demitido em Israel, provocando medos de que o cessar-fogo possa se desfazer.

O Hezbollah começou a disparar foguetes contra Israel do Líbano logo após o Hamas, seu aliado, liderou um ataque sangrento da faixa de Gaza em 7 de outubro de 2023, partindo da guerra em Gaza. Depois de quase um ano de violência de baixo nível entre Israel e Hezbollah, esse conflito também se transformou em guerra em larga escala, incluindo uma invasão de terreno israelense no Líbano.

Este mês, Morgan Ortagus, vice -vice -enviado do Oriente Médio do Presidente, Visitou o Líbano Para discutir as necessidades de reconstrução do cessar-fogo e do Líbano. Os danos totais e a perda econômica da guerra são estimados em US $ 14 bilhões, e o Líbano precisa de US $ 11 bilhões para se reconstruir, informou o Banco Mundial no mês passado, tornando o conflito o mais destrutivo do país desde que sua longa guerra civil encerrou em 1990.

O governo libanês prometeu trazer todas as armas no país sob seu controle, incluindo aquelas pertencentes aos militantes, mas não está claro quando – e como – pode fazer isso. O Hezbollah foi severamente enfraquecido no conflito, mas ainda tem influência significativa no Líbano. O grupo militante disse que permanece comprometido com o cessar-fogo com Israel.

Raja Abdulrahim Relatórios contribuídos.