12 de maio de 2025

O Papa Francisco será feito um santo?


Embora dois dos cinco papas antes do Papa Francisco tenham sido nomeados santos, apenas servir como pontífice não é um shoo-in para a canonização. Pelo menos não mais.

Nos primeiros anos da Igreja Católica Romana, a maioria dos papas, começando com São Pedro, que é considerado o primeiro a manter o assento, foram nomeados santos Depois que eles morreram. Dos primeiros 50 papas, 48 ​​receberam a honra. Com o tempo, tornou -se muito mais raro.

Até o momento, 80 dos 266 papas para servir por quase 2.000 anos foram canonizados. Outros 11 estão em uma espécie de lista de espera, tendo sido beatificados, o penúltimo passo para a santidade.

Chegar lá envolve anos de investigação e revisão pela igreja, particularmente o Dicastery para as causas dos santos. Autoridades e consultores do Vaticano examinam a bondade, a santidade e a devoção dos candidatos a Deus e examinam cuidadosamente seus escritos. Aqueles que passam por agrupamento são declarados “veneráveis”.

O próximo passo é a beatificação, que exige que o dicastery aceite a validade de um milagre provocado pela intercessão do candidato. Depois disso, o Vaticano deve aceitar a validade de um segundo milagre atribuído à intercessão da pessoa para que sejam declarados um santo. O papa toma a decisão final sobre a canonização.

Os papas mais recentes a serem canonizados são João XXIII e João Paulo II. Eles se tornaram santos em um conjunto Cerimônia que Francis presidiu em 2014.

Durante a maior parte da história da Igreja, décadas geralmente passavam entre a morte de uma pessoa e o início de um empurrão por sua canonização.

De 1588 a 1978, o tempo médio entre a morte e a santidade de uma pessoa foi de 262 anos, de acordo com Rachel McCleary, pesquisadora da Universidade de Harvard. Isso caiu para pouco mais de 100 anos nos últimos três papagaios, em parte porque João Paulo II reduziu o período de espera para iniciar uma causa da santidade, como é conhecido o processo, para cinco anos após a morte de uma pessoa.