CEO da Amazon acha que vendedores vão repassar custos das tarifas aos consumidores
O CEO da Amazon (AMZO34), Andy Jassy, afirmou que a empresa de negócio eletrônico tentará manter os preços baixos, mas destacou que os vendedores online podem repassar secção dos custos de tarifas aos clientes.
“Nós analisamos todas as coisas que podem impactar consumidores e clientes”, disse ele nesta quinta-feira (10) em uma entrevista com Andrew Ross Sorkin na CNBC. “É difícil saber o que realmente vai acontecer. Há muita incerteza no momento.”
Jassy mencionou que não observou nenhuma mudança no comportamento dos consumidores desde que o presidente dos EUA, Donald Trump, anunciou tarifas sobre vários países na semana passada. Trump suspendeu muitas delas na quarta-feira (9), mas aumentou as tarifas sobre a China, de onde a Amazon obtém grande secção de seu estoque.

Questionado se está dialogando com o governo Trump sobre as tarifas, ele disse que a Amazon compartilhou suas preocupações e que os funcionários do governo dos EUA estão cientes delas.
Jassy também divulgou sua missiva anual aos acionistas, na qual afirmou que a Amazon precisa operar uma vez que a “maior startup do mundo” enquanto trabalha para atender à demanda por lucidez sintético e reduzir a burocracia em suas operações.
Assim uma vez que a maioria das grandes empresas de tecnologia, a Amazon tem investido fortemente em IA, destinando grande secção de seus US$ 100 bilhões em despesas de capital planejadas para nascente ano a projetos relacionados à IA. A maior secção desses investimentos está voltada para os data centers operados pela Amazon Web Services, o maior fornecedor de poder computacional alugado.
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A empresa também anunciou recentemente uma atualização há muito aguardada para a Alexa, que promete dar ao assistente de voz habilidades conversacionais mais fluentes. Jassy destacou ainda inovações na dimensão de saúde e o desenvolvimento dos produtos Amazon Pharmacy e Amazon One Medical, afirmando que a empresa continuará a “iterar rapidamente” para expandir esses serviços.
Jassy, que assumiu o incumbência de Jeff Bezos em 2021, manteve a tradição de seu predecessor de enviar cartas anuais aos acionistas. Cartas anteriores destacaram os negócios de IA da empresa e prometeram grandes apostas, apesar dos cortes de custos. Sua primeira missiva abordou lesões entre os trabalhadores dos armazéns da Amazon.
O executivo também tem trabalhado para reformular a cultura corporativa da Amazon, apontando exemplos de burocracia e incentivando os funcionários a agir mais rapidamente e fazer mais com menos. Ele supervisionou cortes de custos que resultaram em demissões de dezenas de milhares de trabalhadores e pediu aos demais que compareçam ao escritório diariamente, encerrando a flexibilidade da era pandêmica em uma medida que reflete preocupações de que novos contratados não estavam adotando a cultura intensamente exigente da empresa.
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Na missiva de quinta-feira, Jassy afirmou que a empresa consultou os funcionários para obter exemplos de burocracia desnecessária e recebeu quase 1.000 respostas.
“Criadores odeiam burocracia”, disse Jassy. “Isso os desacelera, os frustra e os impede de fazer o que vieram aqui para fazer. Como líderes, nem sempre vemos a burocracia enterrada profundamente em nossas organizações, mas certamente podemos eliminá-la quando a encontramos.”
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