12 de maio de 2025

Putin parabeniza Alex Ovechkin por quebrar o recorde da NHL

07int-russia-ovechkin-putin-001-facebookJumbo.jpg


O presidente Vladimir V. Putin, da Rússia, parabenizou o jogador de hóquei Alex Ovechkin na segunda-feira por quebrar o recorde de pontuação de gols da NHL.

Sr. Ovechkin, 39, capitão do Washington Capitals, marcou seu 895º gol na carreira na tarde de domingo em um jogo contra o New York Islanders. Isso quebrou um recorde de Wayne Gretzky que tinha ficou por 26 anos.

Em comunicado na segunda -feira, Sr. Putin elogiou o Sr. Ovechkin, que começou como um jogador profissional de hóquei em Moscou, pela “conquista importante” que ele chamou “Uma causa genuína de celebração para os fãs na Rússia e além”.

O feito esportivo – e os comentários do Kremlin – colocaram um novo foco no Sr. Ovechkin’s Apoio anterior ao Sr. Putin e na posição da estrela do hóquei sobre a guerra na Ucrânia.

Ovechkin, que joga pelo Washington Capitals desde 2005, vive nos Estados Unidos nas últimas duas décadas. Mas sua foto de perfil do Instagram mostra -o com o Sr. Putin e, em 2017, ele começou um Movimento de mídia social chamado #putInteammeses antes das eleições da Rússia.

A estrela do hóquei também levantou as sobrancelhas em 2022, quando não conseguiu emitir uma condenação total da invasão em grande escala da Rússia na Ucrânia. Quando perguntado sobre isso em uma entrevista coletiva, Ovechkin disse: “Por favor, não há mais guerra”. Em resposta a uma pergunta sobre se ele ainda apoiava o Sr. Putin, disse Ovechkin, “Ele é meu presidente,” Mas acrescentou: “Eu não estou na política. Sou um atleta”.

Em suas observações pós -jogo no domingo, Ovechkin comemorou a conquista com uma enxurrada de gratidão por seus colegas jogadores – e disse: “Rússia, nós fizemos isso!”

Na segunda -feira, a televisão estatal russa comemorou o atleta como “nosso orgulho, um jogador de hóquei russo que fez história”, desenhando “admiração de ambos os lados do Atlântico”.

Os especialistas pró-Putin foram rápidos em aproveitar as realizações de Ovechkin após a meta recorde.

“Ovechkin mostrou muitas vezes que não tem medo e não com vergonha de ser russo, mesmo quando os russos foram intimidados por serem russos”, Sergei Markov, cientista político com vínculos com o Kremlin, escreveu nas mídias sociais. “Isso é outra coisa que todos na Rússia agradecem a Ovechkin, assim como o respeito que ele ganhou no mundo – não apenas pelo hóquei”.

Ovechkin não competiu pela Rússia internacionalmente desde 2019, e a seleção russa foi proibida de competições globais pela Federação Internacional de Hóquei no Gelo desde a invasão em grande escala da Ucrânia.

A guerra tem sido uma questão controversa nos esportes internacionais, com atletas russos sob pressão para condenar a guerra.