Lula venceria nomes da direita e Bolsonaro se eleição fosse hoje, diz Datafolha
Faltando 18 meses para a eleição, pesquisa Datafolha divulgada neste sábado (5) aponta que o presidente Lula (PT) seria reeleito, caso a disputa eleitoral acontecesse neste momento.
Segundo a pesquisa, Lula teria 36% das intenções contra 30% de Jair Bolsonaro (PL), se a disputa entre os dois adversários de 2022 se repetisse. Atualmente, Bolsonaro está inelegível. Ciro Gomes (PDT) somaria 12%.
Caso a disputa fosse contra Tarcísio de Freitas (Republicanos), Lula teria 35% e o governador de São Paulo, 15%. Gomes alcançaria 11%, junto com Pablo Marçal (PRTB), também com 11%.

Contra Eduardo Bolsonaro (PL), Lula somaria 35% das intenções, contra 11% do filho do ex-presidente. Neste cenário, Ciro Gomes (PDT) tem 12%. Marçal soma 10%.
Frente Michelle Bolsonaro (PL), Lula atingiria 35%, contra 15% da ex-primeira dama, 12% de Gomes e 10% de Marçal.
Por fim, em cenário tendo apenas Lula, Tarcísio e Marçal, o petista teria 43%, o republicano 24% e o influencer 15%.
Continua depois da publicidade
A pesquisa divulgada neste sábado ouviu 3.054 pessoas com mais de 16 anos em 172 municípios, entre os dias 1 e 3 de abril. A margem de erro é de 2 pontos porcentuais para cima ou para baixo.
Mais cedo, a mesma pesquisa Datafolha trouxe recortes menos favoráveis ao atual presidente.
Apesar de interromper sua queda de popularidade, o presidente Lula segue com sua gestão avaliada como ruim ou péssima por 38% dos entrevistados, enquanto 29% avaliam a gestão como ótima ou boa.
Continua depois da publicidade
Comparado ao último levantamento, de 14 de fevereiro, o governo subiu cinco pontos porcentuais na avaliação positiva, e caiu três na negativa.
Em outro recorte, o Governo Lula segue rejeitado por eleitores evangélicos, da região Sul, homens e mais ricos.
Dos segmentos entrevistados, somente no Nordeste a avaliação positiva do governo é maior que a negativa, com 38% de aprovação, ante 26% de reprovação.