11 de maio de 2025

Iceland Volcano Eruption Near Grindavik Prompts Closure of Blue Lagoon

iceland-volcano2-facebookJumbo.png


Um vulcão no sudoeste da Islândia entrou em erupção na terça -feira, colocando em risco a cidade de Grindavik e provocando O fechamento da popular lagoa azul destino turístico. Foi a 11ª erupção a sacudir a Península de Reykjanes do país desde 2021, enquanto a Islândia enfrenta um período de Atividade geológica intensa.

O vídeo aéreo divulgado pelas autoridades mostrou lava serpenteando ao longo do chão enquanto as nuvens brancas subiam no ar após a erupção, que começou às 9h45

Grindavik, uma pequena vila de pescadores a cerca de 40 quilômetros a sudoeste da capital, Reykjavik, foi ameaçada por oito das 11 erupções nos últimos anos. Também tem sido evacuado repetidamenteinclusive na terça -feira, disse o chefe dos bombeiros da cidade, Einar Jonsson, em entrevista.

Alarmes de emergência tocaram na cidade e as autoridades foram de porta em porta para cerca de 40 casas que estavam registradas como ocupadas, segundo Jonsson. Ele disse que, embora vários moradores tenham resistido inicialmente, as autoridades declararam a cidade vazia de civis ao meio -dia.

Uma fissura cresceu para cerca de três quartos de milha por cerca de 12:30, disse o escritório meteorológico da Islândia. Parecia estar crescendo para o sul, disse o escritório, e Grindavik estava em seu caminho.

Muito permanece incerto.

Magnus Gudmundsson, geofísico, disse que viu fontes de lava vomitar no alto da área enquanto voava sobre a fissura na manhã de terça -feira, embora ele dissesse que, no meio -dia, parecia que a lava não chegaria a Grindavik. “O tempo só pode dizer”, disse ele.

A Islândia tentou usar a infraestrutura para proteger a cidade: desde 2023, o governo tem construiu uma série de barreiras de proteçãofeito de pedregulhos do tamanho de carros pequenos, para tentar redirecionar a lava para longe de Grindavik e uma usina geotérmica próxima.

Mas as barreiras podem fazer muito. Uma foto compartilhada pelo Escritório Meteorológico mostrou que a fissura atingindo as barreiras como um trem rompendo uma parede. No meio do dia, disse que outra fissura havia aberto entre as barreiras e a cidade.

Para alguns moradores, as interrupções eram familiares demais.

Thormarson, dono de uma pizzaria na área, disse que estava prestes a dirigir para trabalhar na terça -feira, quando soube que uma erupção foi prevista. Seu negócio está no centro de Grindavik, então ele não conseguiu abri -lo na terça -feira.

Ele morava em Grindavik, mas vendia sua casa em agosto, depois de repetidas evacuações. Ele agora vive na vizinha Keflavik, perto do principal aeroporto internacional do país, que disse que os vôos não foram afetados pela erupção.

“Temos geladeiras cheias de comida”, disse Omarson, preocupando -se com sua pizzaria. “Espero que possamos reabrir em breve.”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *